sábado, 2 de fevereiro de 2008

Mauritânia - Ataque contra embaixada israelita

Gritando ‘Allah Akbar’ (Alá é grande), seis homens armados abriram fogo na embaixada de Israel em Nouakchott, na Mauritânia, ferindo pelo menos cinco pessoas.
O tiroteio ocorreu de madrugada, tendo os seguranças da embaixada respondido também a tiro. O ataque surge numa altura em que alguns partidos da Mauritânia apelam ao governo para que corte relações diplomáticas com Israel. Recorde-se que foi por ameaças terroristas na Mauritânia que o Lisboa-Dakar foi cancelado.
In:Correio da Manhã

IRAQUE: ATENTADOS EM MERCADOS

Número de mortos em atentados no Iraque pode passar de 70
O número de mortos nos dois ataques terroristas registrados nesta sexta-feira (1º) em mercados de animais de Bagdá subiu para 68, tornando-se os mais violentos desde que cerca de 30 mil novos soldados norte-americanos foram enviados para reforçar a segurança no Iraque, no ano passado, segundo a agência de notícias Associated Press.
Segundo a agência Reuters, o número de mortos pode passar de 72.
O Exército norte-americano diz que o número de mortes pode não ser tão grande, e que os dois atentados foram realizados por mulheres-bomba. Para os militares dos Estados Unidos, os ataques foram coordenados e planeados pela al-Qaeda no país.
Em uma feira popular de bichos, uma mulher com um cinturão explosivo suicidou-se acionando sua carga e matou pelo menos 35 pessoas, segundo a agência de notícias Efe. A explosão ocorreu no momento em que o mercado estava cheio de gente que, como em todas as sextas-feiras, vai trocar seus animais.
Segundo a Associated Press, o local já foi alvo de vários ataques terroristas no passado, e voltava a ser freqüentado por muitas pesoas recentemente
A explosão também feriu pelo menos 75 pessoas que estavam no mercado, e várias delas se encontram em estado grave.
Testemunhas disseram que o mercado se transformou num caos absoluto e que vários animais morreram também por causa da explosão.
Grupos rebeldes ameaçaram recentemente cometer atentados contra os mercados, apesar de a maior parte deles estar cercada por barreiras de concreto, para evitar o acesso de carros-bomba. In Globo

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Terceiro contingente da GNR partiu esta madrugada para Timor

Os 140 militares serão divididos em dois embarques por motivos logísticos
Setenta militares do terceiro contingente do Sub-agrupamento Bravo, da Guarda Nacional Republicana, partiram esta madrugada para Timor-Leste, onde vão render os guardas que prestaram serviço neste território nos últimos seis meses, afirmou à lusa fonte da GNR.
A partida para Timor deste grupo, no total de 140 militares, será dividida em dois embarques por motivos logísticos e por operacionalidade dos elementos que estão no território com o objectivo dos militares se encontrarem.Por embarcarem em dois grupos, "têm tempo para troca de informações e para efectuarem reconhecimentos em conjunto o que contribui para a operacionalidade e integração do terreno", afirmou à agência Lusa o responsável das Relações Públicas da GNR.
A Guarda Nacional Republicana encontra-se no território, na missão das Nações Unidas para Timor-Leste (UNMIT), com a função de ajuda e restauração da paz e ordem pública.Os mais de 200 militares portugueses apoiam a polícia local na sua reconstituição, formação e treino.
In:JN

Voos da CIA - Portugal ajudou transferência ilegal de prisioneiros

A organização de direitos humanos britânica REPRIEVE afirma que mais de 700 prisioneiros foram transportados ilegalmente para a base norte-americana de Guantanamo, em Cuba, e que a sua transferência contou com a ajuda de Portugal, por onde passaram pelo menos 94 voos entre 2002 e 2006, segundo um relatório divulgado segunda-feira.
O relatório, denominado 'Jornada para a Morte', elaborado por aquela organização não-governamental (ONG) de beneficência - criada por advogados em 1999 e que se dedica a representar prisioneiros que enfrentam a pena de morte, sobretudo nos Estados Unidos -, refere que fica demonstrado "inequivocamente que 728 de 774 prisioneiros de Guantanamo foram transportados através de jurisdição portuguesa".
De acordo com a organização, o relatório em causa foi feito através da comparação de dados obtidos junto das autoridades portuguesas, informações do Departamento de Defesa dos Estados Unidos com datas de chegadas de prisioneiros a Guantanamo e testemunhos de prisioneiros.
Numa reacção a esta acusação, ontem, em Bruxelas, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, disse não ter "qualquer informação" sobre o relatório, remetendo um comentário para quanto tiver acesso ao documento.

Leia o resto da notícia em:
In:Correio da Manhã

F-16 despenhou-se na Marinha Grande

Um caça F-16 da Força Aérea, que efectuava um voo de experiência depois de uma missão, despenhou-se ontem, ao início da tarde, próximo da povoação de Pilado, no concelho da Marinha Grande.
O piloto terá detectado uma avaria antes da aterragem, o que obrigou a ejectar-se do avião, que acabou por se despenhar.
De acordo com o porta-voz da Força Aérea, o Tenente Coronel António Seabra, o piloto que comandava o caça “encontra-se bem”, a ser observado na base “apenas por precaução”. António Seabra acrescentou ainda que este é um piloto com “bastante experiência”.
O acidente provocou um pequeno incêndio no Pinhal de Leiria, que foi rapidamente extinto.
A GNR e as autoridades militares vedaram os acessos ao local, não só por questões de segurança, mas também porque várias pessoas tentavam aceder à zona do acidente para ver o avião.
In:RR