sábado, 29 de dezembro de 2007

EUA - Localidade muda indicativo por motivos religiosos

EUA: os habitantes de Reeves, no Estado a Luisiana, não gostavam do 666
Maior parte dos habitantes da pacata localidade de Reeves, no Estado norte-americano da Luisiana, tinham um problema com os seus números de telefone. Não gostavam do indicativo 666 (associado à figura do Anticristo). Mas, depois de quatro décadas de luta, conseguiram mudá-lo. Quem quiser ligar para Reeves terá de marcar agora o 749.
O incómodo numérico tem uma explicação bíblica, já que no livro do Apocalipse, da obra sagrada para os cristãos, o 666 surge descrito como «o número da besta». Os habitantes locais nunca gostaram, por esta razão, de serem associados ao seu indicativo.
«Foi uma luta de 40 anos», disse o presidente da autarquia local, Scott Walter, citado pelo The International Herald Tribune.
Walter explicou ainda que a situação era «um estigma» para a localidade e que, em conjunto com a companhia telefónica, foi possível proceder à alteração. «Somos bons cristãos», assegurou.
In:PortugalDiário

Bomba da II Guerra Mundial obriga a evacuar 14 mil

Em Hannover, milhares de pessoas vão passar o último dia do ano fora de casa.
Cerca de 14 mil habitantes de Hannover (norte da Alemanha) passarão o último dia do ano fora de casa, devido à evacuação de parte de um bairro da cidade para desactivar uma velha bomba da II Guerra Mundial.
As operações iniciaram-se hoje, com o desalojamento de um hospital da zona, prolongando-se por domingo, para que os habitantes possam regressar às suas casas ainda na segunda-feira.
Na operação participam 32 veículos de bombeiros e 230 efectivos do mesmo serviço e da protecção civil. Quando o bairro ficar evacuado, as equipas de sapadores procederão ao desactivamento de uma bomba da época da II Gerra Mundial, das denominadas «dormidas», recentemente encontrada na zona.
A zona afectada abrange um raio de mil metros em redor do local onde foi localizado o explosivo.
In:PortugalDiário

Afeganistão: Impasse político e militar alarma Ocidente

Seis anos depois do derrube do regime dos talibã, a situação no Afeganistão ameaça atolar-se num impasse que está a lançar o alarme nas capitais ocidentais e nas forças militares da ISAF e da coligação liderada pelos Estados Unidos.
As tropas da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), que integra tropas portuguesas, impuseram nos últimos meses uma série de importantes revezes à insurreição talibã, mas a coligação ocidental mostra-se incapaz solidificar os sucessos no terreno transformando-os em êxitos estratégicos.
Apanhadas de surpresa pela ofensiva tabilã iniciada na Primavera de 2006, as forças da ISAF lançaram este ano uma série de operações que infligiram pesadas baixas aos talibã e levaram à morte ou detenção de líderes políticos e militares da insurreição.
A acção da NATO roubou aos talibã a capacidade de iniciativa e conseguiu isolar os redutos controlados pela guerrilha, uma série de êxitos, coroados no início do corrente mês com a retomada de Musa Qala, importante bastião na província de Helmand (Sul) sob controlo dos talibã desde Fevereiro.
Paradoxalmente, este êxito de grande relevo estratégico e simbólico coincidiu com uma série de alarmes lançados em várias capitais ocidentais por causa do risco de uma derrota da coligação ocidental no Afeganistão.
Os êxitos militares da NATO conseguiram conter o crescendo da guerrilha talibã, mas não desalojar a insurreição e sacudir o impasse militar em que a situação ameaça mergulhar. Por outro lado, baseiam-se em boa medida num uso eficaz do poder aéreo, mas com o preço de elevadas baixas civis que diminuem o apoio da população aos esforços ocidentais.
Leia mais em:
Afeganistão: Impasse político e militar alarma Ocidente
In: DiárioDigital

Índia alerta que sul da Ásia enfrenta ameaça do terrorismo

O conselheiro nacional de Segurança da Índia, M.K.Narayanan, afirmou este sábado que a morte da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto demonstra que tanto o seu país quanto o Paquistão enfrentam a ameaça do terrorismo.
Narayanan sublinhou que o governo indiano está «muito preocupado» com a situação política paquistanesa e destacou que o actual primeiro-ministro, Manmohan Singh, «tem razão» em apontar o terrorismo como um dos principais problemas do país.
Singh afirmou este mês que a violência maoísta é uma ameaça à segurança do país e voltou a referir-se ao perigo terrorista na região após o atentado no Paquistão.
«Sempre estivemos preocupados pela situação da segurança no Paquistão. E uma pessoa que advogava a restauração da democracia já não vive», afirmou Narayanan, numa referência a Benazir Bhutto.
Devido ao atentado, os serviços ferroviários entre a Índia e o Paquistão foram suspensos. O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, ordenou uma acção firme das forças da segurança para restabelecer a ordem no país, onde pelo menos 38 pessoas já morreram na onda de violência política após o assassínio de Bhutto.
In:DiárioDigital

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Afeganistão: Detidos dois britânicos

As autoridades de Cabul detiveram e vão expulsar dois oficiais europeus acusados de manter contactos com a guerrilha taliban.
A detenção foi ontem anunciada numa conferência de imprensa por Homayun Hamidzada, porta-voz do presidente afegão, Hamid Karzai: “Dois oficiais estrangeiros de alta patente foram detidos e acusados de representar uma ameaça à segurança nacional. Vão ser expulsos do país”. Aquele responsável afegão não quis adiantar a nacionalidade dos detidos, mas um oficial revelou, sob anonimato, que se trata de britânicos.
Ainda de acordo com o porta-voz, os dois oficiais actuaram contra as suas funções com o apoio de afegãos, que “enfrentarão os procedimentos legais em vigor no país”.
Fontes diplomáticas em Cabul adiantaram que as autoridades afegãs asseguram ter provas de que os dois oficiais britânicos mantiveram contactos com os taliban. “O assunto está a ser tratado ao mais alto nível e está nas mãos do presidente Hamid Karzai, adiantaram fontes diplomáticas.
A NATO lidera a Força Internacional para a Assistência à Segurança (ISAF), com cerca de 40 000 tropas no Afeganistão. Actualmente, 163 militares portugueses encontram-se em missão no país.
In:CorreiodaManhã

Abrantes:Popular encontra engenhos explosivos junto rio Tejo

A Brigada de Minas e Armadilhas de Leiria desactivou hoje três peças de artilharia descobertas por um popular junto ao rio Tejo, no Porto da Barca, Tramagal.
Jorge Pereira, enfermeiro-militar, 46 anos, fazia o seu habitual passeio matinal junto ao rio quando deparou com alguns objectos explosivos semi enterrados nas areias do Tejo.
«O rio estava anormalmente baixo e deparei-me com dois objectos que reconheci de imediato porque lido com eles devido à minha condição de militar», disse à Agência Lusa.
«Fiquei preocupado porque, apesar de não lhes ter tocado, pareceram-me munições de carro de combate, de canhão sem recuo ou peças de artilharia. Objectos explosivos com óbvios perigos de manuseamento e como há muitos pescadores por aqui mas também famílias inteiras a passear decidi contactar a GNR local», acrescentou.
Depois de chegarem ao local, as forças de segurança criaram de imediato um perímetro de segurança no local e chamaram a Brigada de Minas e Armadilhas para desactivar os engenhos, que se viriam a revelar inofensivos.
In:Diário Digital / Lusa

Rússia: Vendas de armas superaram os 4.853 M€ em 2007

As exportações de armas da Rússia alcançaram em 2007 um novo recorde para o país ao superar os 7.000 milhões de dólares (4.853 milhões de euros), o que representa um aumento de 7,7% relativamente ao anterior recorde de facturação estabelecido no ano passado.
O vice-primeiro-ministro russo, Sergei Ivanov, que anteriormente ocupou a pasta da Rússia, destacou que as exportações de armamento do país quase duplicaram nos últimos sete anos e poderão exceder os 7.000 milhões de dólares no presente exercício, segundo a agência Ria Novosti.
Por sua vez, o director do serviço federal para a cooperação militar, Mikhail Dmitriyev, apontou que as exportações de armamento poderão superar os 7.200 milhões de dólares (4.922 milhões de euros).
As exportações de armamento russo através da agência estatal Rosoboronexport chegam a mais de 80 países, sendo que os principais clientes são a China, Índia, Argélia, Venezuela, Irão, Malásia e Sérvia, segundo a Ria Novosti.
In:DiárioDigital