sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Brasil - Amazónia em guerra

Autoridades civis e militares brasileiras estão bastante apreensivas com a possibilidade de eclosão de um grande conflito armado entre índios e brancos na Reserva Raposa do Sol, na fronteira do Brasil com a Venezuela, no coração da floresta amazónica.
Os índios, que querem a expulsão de todos os brancos, já mostraram em confrontos anteriores que estão dispostos a tudo para conquistar o seu território, e os brancos, que estão ali também há décadas e não aceitam sair, rodearam-se de pistoleiros, tendo já atacado índios. O governo do presidente Inácio Lula da Silva enviou para a região mais 300 homens da Polícia Federal e tropas da Força Nacional, mas nenhum dos lados parece ter ficado intimidado.
A questão principal, que o Supremo discutia ontem até ao encerramento desta edição, é se a reserva, que abriga pouco mais de 18 mil índios numa área quatro vezessuperior,por exemplo, à Ossétia do Sul, deve ter um território contínuo ou divididoemvárias áreas.Osíndios, apoiados por entidades religiosas e grupos estrangeiros, exigem a continuidade do território, rico em ouro, urânio e outros minerais de alto valor no mercado mundial, mas os brancos querem a sua divisão, uma parte para os índios e outra para eles, que vivem ali também há décadas produzindo principalmente arroz.

Rússia ensaia engenho capaz de evitar defesas - Teste de míssil desafia Ocidente

A Rússia testou ontem com êxito um míssil balístico intercontinental que afirma ser capaz de evitar qualquer sistema de detecção e de defesa antimíssil, no que parece ser uma resposta de Moscovo ao recente acordo para a instalação de parte do escudo antimíssil dos EUA na Polónia. O ensaio surge em plena crise gerada pela intervenção russa na Geórgia e é visto como mais um desafio de Moscovo ao Ocidente.
O míssil RS-12M Topol, com um alcance máximo de dez mil quilómetros, foi lançado do cosmódromo de Plesetsk, no Noroeste da Rússia, e atingiu o seu alvo na Península de Kamchatka, no Extremo Oriente russo, depois de voar mais de seis mil quilómetros. Segundo o porta-voz da Força de Mísseis Estratégicos da Rússia, coronel Alexander Vovk, o lançamento visou testar a capacidade do míssil em evitar a detecção por sistemas de defesa terrestres, e foi um êxito.
O timing deste ensaio não foi inocente, já que surge escassas semanas após a assinatura do acordo para a instalação do escudo antimíssil dos EUA na Polónia e coincide com a crise na Geórgia e com a escalada da tensão no Mar Negro.
Não obstante, Moscovo sofreu ontem um revés diplomático, com os seus aliados da Organização de Cooperação de Xangai (China, Tajiquistão, Uzbequistão, Quirguízia e Cazaquistão) a recusarem apoiar directamente a independência da Abkházia e da Ossétia do Sul, limitando-se a manifestar a sua preocupação pela tensão na região e a apelar ao diálogo.
PUTIN ACUSA WASHINGTON
O primeiro-ministro russo Vladimir Putin acusou ontem "alguém nos EUA" de provocar o conflito na Geórgia com o objectivo de "beneficiar um dos candidatos" às eleições presidenciais americanas. "Não é apenas o facto de os americanos não terem conseguido travar a liderança georgiana, mas também o facto de eles (EUA) terem armado e treinado o Exército georgiano", afirmou o chefe do governo russo em entrevista à CNN. "Isto levanta a suspeita de que alguém nos EUA criou deliberadamente este conflito com o objectivo de aumentar a tensão e criar uma vantagem competitiva para um dos candidatos à presidência dos EUA", acusou Putin, sem especificar a quem se referia.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Algarve - Turista alemão atingido a tiro na cabeça

Um turista alemão foi atingido a tiro na cabeça à porta da estação de caminho-de-ferro de Boliqueime, esta manhã de segunda-feira, por volta das 09:30.
O homem que estava acompanhado de um amigo e enganou-se na estação onde queria sair. O turista ainda foi vítima duma tentativa de assalto. De acordo com a «Lusa», a situação clínica do turista alemão é estável.
De acordo com fonte do Hospital de Faro, o «utente deu entrada no serviço de urgência e está neste momento no serviço de observação. A sua situação clínica está estável e encontra-se consciente». O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária de Faro.
TVI