sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Polícia do Peru diz ter identificado gangue que mata para vender gordura humana

A polícia peruana disse que identificou uma gangue que está a matar pessoas e extraindo a gordura de seus corpos para vender no mercado negro e ser usada como cosmético, embora especialistas duvidem que esse mercado exista. Segundo a polícia, três suspeitos confessaram ter morto cinco pessoas, mas o grupo pode estar envolvido em dezenas de outras mortes. A informação é de Jorge Mejia, chefe da polícia anti sequestro do país. Segundo ele, um suspeito disse que essa não é a única gangue a agir assim.
De acordo com Mejia, dois suspeitos foram presos com garrafas de gordura humana e disseram à polícia que valia US$ 60 mil o galão - cerca de US$ 15 mil o litro. A gordura foi vendida a intermediários na capital peruana e depois pode ter sido repassada a empresas de cosméticos na Europa, disse Mejia.
In:Globo.com

Aumento global do uso de bombas caseiras preocupa os EUA

Chefes militares americanos estão preocupados com o uso de bombas caseiras não só nas zonas de guerra do Iraque e do Afeganistão, mas também em outros países da região, na Ásia Oriental e na América do Sul.
Os dispositivos explosivos improvisados (DEI), como são chamados pelos militares, foram os maiores responsáveis por mortes de forças militares americanas no Iraque e no Afeganistão, aparecendo com efeito devastador no Paquistão e na Índia, mas também com menos alarde na Tailândia, Sri Lanka, Filipinas, Colômbia, Somália e partes do norte da África.
Até mesmo as forças de segurança russas enfrentaram os dispositivos na Inguchétia e no Daguestão, embora ataques na Tchetchênia tenham fracassado.
In:Globo.com

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Fragata portuguesa enfrenta piratas na Somália

Ao nono dia de missão, a fragata portuguesa ‘Álvares Cabral’ enfrentou uma primeira tentativa de ataque de pirataria ao largo da Somália.
'Estamos a operar a cerca de nove dias na área de operações e foi a primeira vez que a fragata 'Álvares Cabral' teve contacto directo com uma tentativa de sequestro de um navio por parte de piratas', afirmou o comandante Santos Fernandes à agência Lusa.
Contactado via telefone, o porta-voz da NATO explicou que o alvo do ataque era uma embarcação típica desta região, que tem a designação de 'dhow', e é usada para transporte de materiais e de animais entre os países da região.
São embarcações que, a maior parte delas, são de madeira, de construção clássica e antiga, mas que são muito usadas para transporte de mercadorias na zona de operações', indicou.
A operação aconteceu enquanto a fragata estava a patrulhar a zona do Golfo de Aden, ao largo da Somália, e recebeu um pedido de socorro.
CorreioManhã

Paquistão: Atentado em Peshawar mata 16 pessoas

Pelo menos 16 pessoas perdetam a vida esta quinta-feira na sequência de um novo atentado em Peshwar quando um homem suicida se fez explodir junto ao do Palácio da Justiça assim que lhe foi negada a entrada dentro deste local.
De acordo com as agências internacionais entre as vítimas mortais encontram-se três polícias e existe registo de pelo menos 36 pessoas feridas.
Recorde-se que em apenas 11 dias este é o oitavo atentado naquela zona do Paquistão.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Portugal na mira de terroristas

Uma testemunha protegida confirmou, durante a segunda sessão do julgamento dos 11 islamitas que planeavam atacar o metro de Barcelona, a decorrer em Madrid, que após aquele atentado iriam ser feitas várias exigências, as quais, se não fossem cumpridas, seriam seguidas de novos ataques em Portugal, Alemanha, França e Reino Unido.
A testemunha protegida, conhecida como ‘F1’, já tinha afirmado que Portugal era um dos países na mira da al-Qaeda quando decidira colaborar com a polícia, no início do ano passado. Foi graças a ele que a polícia conseguiu desmantelar a célula terrorista e evitar o ataque em Barcelona.
In:correiodamanha

Guantanamo não encerra em Janeiro

O presidente dos EUA, Barack Obama, admitiu pela primeira vez que a prisão de Guantanamo não deverá encerrar em Janeiro, como tinha prometido durante a campanha eleitoral.
Obama, em declarações ao diário ‘The Washintgon Post', adiantou que espera que o centro de detenção mais polémico dos EUA encerre durante o ano de 2010.
In:Correiodamanha

EUA: Mais de 200 suicídios nas Forças Armadas

Os casos de suicídio nas Forças Armadas norte-americanas aumentaram substancialmente. Só este ano, e de acordo com os dados divulgados pelo Pentágono, 140 militares no activo puseram termo à vida além de 71 militares na reserva ou da Guarda Nacional, o que feitas a contas resulta em 211 casos de suicídio até ao presente, contra os 197 em todo o ano de 2008.
In:Correiodamanha

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Brasil: 47 detidos em operação contra tráfico de drogas

Quarenta e sete pessoas foram detidas no Rio Grande do Sul, Brasil, suspeitas do tráfico internacional de drogas.
As detenções foram efectuadas no âmbito de uma operação levada a cabo pela Polícia Federal e entre os suspeitos estão dois polícias militares especialistas em desactivar alarmes de bancos e que, alegadamente, passaram informações relevantes a traficantes.
De acordo com as autoridades, o grupo negociava cerca de 30 quilos de crack por semana.
In:Correiodamanhã

Al-Qaeda queria atacar metro de Barcelona

Uma célula terrorista com ligações à al-Qaeda desmantelada pela polícia espanhola no início de 2008 pretendia levar a cabo uma série de atentados suicidas no metro de Barcelona em plena hora de ponta, revelou um membro 'arrependido' do grupo, que está a ser julgado em Madrid.
Segundo aquela testemunha, o objectivo dos terroristas era provocar um massacre idêntico ao de Madrid, em que morreram quase 200 pessoas. Para tal, quatro suicidas planeavam embarcar noutras tantas carruagens do metro de Barcelona com mochilas carregadas de explosivos, as quais seriam detonadas à mesma hora por telemóvel. O ataque ocorreria durante a hora de ponta, para fazer o maior número possível de vítimas.
A testemunha devia ser um dos participates no ataque, mas arrependeu-se a avisou a polícia, que com a sua ajuda conseguiu capturar os onze membros da célula na véspera do ataque. O grupo, que tinha ligações à al-Qaeda no Paquistão, planeava ainda levar a cabo ataques noutros países europeus.
In:Correiodamanhã

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Paquistão: Novo atentado em Peshawar

Pelo menos quatro pessoas morreram e 20 ficaram feridas na sequência de um novo ataque suicida junto a uma esquadra da polícia em Peshawar, no noroeste do Paquistão. O atentado aconteceu quando uma carrinha armadilhada com explosivos rebentou.
In:Correiodamanhã