sábado, 26 de abril de 2008

Alemanha: MNE alemão pede desculpa a homólogo afegão por espionagem electrónica a ministro

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier, apresentou hoje desculpas ao homólogo afegão, Rangin Spanta, por os serviços secretos germânicos terem espiado o correio electrónico de um membro do governo de Cabul, comunicou fonte oficial em Berlim.
Em telefonema para o seu colega afegão, Steinmeier "lamentou o sucedido, e ambas as partes consideraram que o caso não afectará as boas e estreitas relações entre a Alemanha e o Afeganistão", disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros a jornalistas em Berlim.
Por sua vez, fonte diplomática afegã citada pela edição electrónica do Der Spiegel adoptou igualmente um tom moderado, dizendo que o governo afegão "está preocupado" com o incidente, "mas tem esperança que ele não se repita".
In rtp.pt

Síria - EUA mostram fotos de alegado reactor nuclear

Os Estados Unidos revelaram fotografias do que dizem ser um reactor nuclear na Síria, construído com a ajuda da Coreia do Norte. O reactor foi destruído em Setembro, pela Força Aérea israelita.
Na altura, a Síria não reagiu e a administração norte-americana manteve-se silenciosa. Mas agora, os Estados Unidos decidiram pegar no assunto, ao que parece com a firme intenção de pressionarem a Coreia do Norte: «o reactor estava construído numa zona remota do leste da Síria, perto do Rio Eufrates. A Síria estava a construir um reactor, com arrefecimento a gás e moderado a grafite que, em Agosto de 2007, estava perto de atingir capacidade operacional».
O que para o Pentágono é hoje verdade, já era para os israelitas há um ano. Em Setembro, e numa operação relâmpago, a Força Aérea judaica entrou pelo território sírio e destruiu as instalações.
«A única questão importante aqui é a confirmação: até hoje, não estava confirmado. Toda a gente sabia disto, toda a gente falou deste assunto em pormenor. Ontem, não ouvimos nenhum novo pormenor, mas tivemos pela primeira vez uma confirmação oficial que foi isso que aconteceu de facto», considerou Professor Eyal Zisser, do Centro de Estudos Moshe Dayan, da Universidade de Tel-Aviv.
In TVI

Liga Árabe adverte para "catástrofe humanitária" em Gaza

A Liga Árabe advertiu neste sábado para uma possível "catástrofe humanitária sem precedentes" na Faixa de Gaza, após a Agência das Nações Unidas para a Ajuda aos Refugiados Palestinos (UNRWA) ter de suspender a distribuição de alimentos devido à falta de combustível.
"A suspensão da distribuição de ajuda para um milhão de palestinos depois das autoridades israelitas se negarem a abastecer a Faixa de Gaza com combustível é um sinal de alarme que anuncia uma maior deterioração da situação já explosiva", afirmou Hicham Yussef, chefe do escritório do secretário-federal da Liga Árabe, Amr Musa, em um comunicado.
"Se a isso se somar à continuação da ofensiva militar israelense contra os palestinos de Gaza, a situação corre o risco de desembocar em uma catástrofe humanitária sem precedentes, que tem como único responsável o governo israelita", disse Yusef.
A UNRWA interrompeu na quinta-feira sua distribuição de alimentos entre 650.000 palestinos após o fim da suas reservas de diesel, o que impede o funcionamento de seus camiões.
Israel deixou de fornecer combustível à Faixa de Gaza depois de um ataque palestino, em 9 de Abril, contra o terminal de Nahal Oz, único posto de fronteira para o transporte de combustível entre a Faixa de Gaza e Israel.
O Estado Hebreu afirma que não pode entregar combustível para Gaza porque as reservas do lado palestino estão cheias.
In AFP

William usou helicópteros do exército para visitar amigos

Príncipe pilotou Chinook em cinco ocasiões
O príncipe William usou várias vezes helicópteros do exército britânico enquanto estava a realizar a sua formação militar, para visitar amigos e a namorada, Kate Middleton.
De acordo com a imprensa inglesa, William fez cinco vôos nos helicópteros Chinook, um dos quais para ir a uma despedida de solteiro na ilha de Wight.
Fontes do exército justificam os vôos como parte do treino do príncipe, que pilotou o helicóptero em todas essas ocasiões.
http://diario.iol.pt/

Atentados matam no Afeganistão

Pelo menos 24 pessoas, três das quais polícias e quatro talibãs, foram mortas na sequência de dois atentados ocorridos, este sábado, e num bombardeamento aéreo da NATO na sexta-feira, no Afeganistão.
Segundo informaram fontes oficiais, dois polícias foram vítimas da explosão de uma bomba à passagem do veículo em que seguiam na província de Ghazni (sul), sendo o atentado atribuido aos talibãs e em que ficaram feridos três outros agentes.
Um terceiro polícia foi morto na província de Farah (sudoeste), informou o comandante da polícia local, Khalilullah Ziayee, que também atribuiu o ataque a talibãs.
Quatro talibãs perderam a vida hoje quando o automóvel em que se deslocavam, carregado com explosivos, deflagrou na província de Laghman, segundo um responsável provincial.
Fonte dos serviços de segurança afegãos informou que dezena e meia de talibãs foram mortos sexta-feira em Paktia, num ataque aéreo desencadeado pela Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da NATO. Este ataque não foi confirmado pela Isaf.

Morto líder da Al-Qaeda no Iraque

Um importante líder da Al-Qaeda no Iraque foi morto, na sexta-feira, durante um ataque aéreo norte-americano em Samarra, a norte de Bagdad. Segundo anunciou este sábado um responsável da polícia local, o capitão Alaa Jassem, Mohamed Zahem al-Arbuni, responsável pelo braço da Al Qaeda na província de Salaheddine, no norte do Iraque, foi morto juntamente com três dos seus homens mais próximos, um dos quais saudita.
O bombardeamento aéreo norte-americano teve como alvo a localidade de Al-Jillam, 25 quilómetros a norte de Samarra.

Geórgia: Rússia está a preparar uma agressão militar

O governo georgiano acusou hoje a Rússia de fazer uma «ameaça aberta» contra a Geórgia e apelou à comunidade internacional e às organizações internacionais que avaliem «a política agressiva russa» e evitem uma agressão contra o país.
«Os acontecimentos dos últimos tempos confirmam que a Rússia começou a realizar a preparação informativa de uma agressão militar há muito preparada contra a Geórgia», declarou hoje Nikoloz Bachkidzé, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Geórgia.
O mesmo governante lançou «um apelo à comunidade internacional, às organizações internacionais, aos países membros dos amigos do Secretário-Geral da ONU para que façam uma avaliação atempada e objectiva da política agressiva russa e para que tomem medidas urgentes para impedir a agressão contra a Geórgia».
O diplomata georgiano considera que semelhante política da Rússia constitui uma ameaça, não só para a Geórgia e a região do Cáucaso, mas também para a estabilidade e segurança mundiais.
In Diário Digital

Navio chinês com armas para Harare atracou em Luanda

O navio chinês «Na Yue Jiang», carregado com material de guerra para o Zimbabué, já atracou no porto de Luanda e começaram as operações de descarga, disse hoje à Agência Lusa fonte do Conselho de Coordenação dos Direitos Humanos (CCDH) de Angola.
A autorização para que o polémico navio entrasse no porto de Luanda foi dada na sexta-feira pelo governo angolano, excluindo a autorização quaisquer descarregamentos do armamento que tinha como destino o regime de Robert Mugabe.
Na nota oficial do executivo angolano era sublinhado que a embarcação fora autorizada a atracar no porto de Luanda única e exclusivamente para descarregar material não especificado que tinha, na origem, como destino este país.
No entanto, ao longo da última semana, tempo durante o qual o «Na Yue Jiang» esteve em águas sul-africanas e moçambicanas, países que impediram a acostagem, não foi divulgada nenhuma informação de que o navio continha carga destinada a Angola.
Até ao momento, quando as operações de descarga do navio no porto da capital angolana estão em curso, não é conhecido o tipo de material desembarcado.
In Diário Digital

quarta-feira, 23 de abril de 2008

General Petraeus vai chefiar forças americanas no Médio Oriente e Ásia Central

O general David Petraeus, comandante das forças americanas no Iraque, foi nomeado para chefiar o Comando Central, a mais influente estrutura operacional dos EUA, responsável por todas as intervenções no Médio Oriente e Ásia Central.
Para o secretário da Defesa, Robert Gates, o general Petraeus – estratega a quem são atribuídos os progressos em termos de segurança conseguidos no último ano no Iraque – é o oficial mais qualificado para comandar as operações nos dois teatros de guerra em que estão envolvidas as tropas americanas.
“Recomendei-o ao Presidente porque estou absolutamente convencido que ele é o melhor homem para o cargo”, declarou Gates, durante uma conferência de imprensa em Washington.
In http://www.publico.clix.pt/

Darfur - Nações Unidas apontam 300 mil mortes em 5 anos

Trezentos mil é o novo número de mortes na região do Darfur, nos últimos cinco anos, apontado pelas Nações Unidas. O anúncio foi feito esta terça-feira, por John Holmes, o número dois de António Guterres, no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
O último estudo efectuado em 2006, que tinha por base vários relatórios de Organizações Internacionais apontava 200 mil vítimas mortais, mas em 2007, o ACNUR estima que a guerra naquela região do Sudão, tenha feito este número crescer, pelo menos em 50%.
O embaixador do Sudão nas Nações Unidas, Abdalmahmoud Abdalhalim, contestou os números do ACNUR, afirmando que a verdade dos números aponta apenas para 10 mil mortos e não 300 mil. O regime de Khartoum está a contabilizar apenas as mortes entre soldados esquecendo-se de contar as milhares de vítimas entre a população civil.
In TVI

Exploração em Espanha - 51 portugueses viveram como escravos

Numa operação conjunta a Polícia Judiciária (PJ) e a polícia espanhola desmantelaram uma rede de exploração de trabalhadores portugueses em Espanha. Foram identificadas 51 pessoas, vítimas de escravidão.
Prometiam aos portugueses boas condições de vida e de trabalho se fossem para Espanha, mas quando lá chegavam eram obrigados a viver em regime de escravidão. Foi assim, debaixo de um clima de grande intimidação, que vários clãs de etnia cigana controlaram durante anos o negócio de fornecimento de mão-de-obra portuguesa, para trabalhos agrícolas no País vizinho.
A rede foi agora desmantelada pela PJ do Porto e pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), em colaboração com a Eurojust, organização europeia de combate ao crime organizado.
In sic.pt

Irão: 6 meses de prisão e 10 chicotadas para activista feminista

Uma terceira activista iraniana, Nahid Jafari, foi condenada a uma pena suspensa de seis meses de prisão e a dez chicotadas pelo Tribunal Revolucionário do Teerão, anunciou hoje o diário reformador Etemad.
"O tribunal absolveu a minha cliente das acusações de risco à segurança nacional e ao desrespeito de uma ordem dada pela polícia, mas reconheceu-a culpada da tentativa de perturbação da ordem pública", declarou o advogado Zohreh Arzani segundo o jornal diário.
Esta pena é acompanhada de uma suspensão de dois anos.
Nahid Jafari foi presa em Março de 2007 em companhia de 32 outras feministas à frente do Tribunal Revolucionário de Teerão, onde deviam ser julgadas outras cinco activistas por terem participado numa manifestação em Junho de 2006.
A jornalista, Nasrin Afzali, outra militante feminista, foi condenada à mesma pena segunda-feira passada, tal como Marzieh Mortazi Langueroudi em Fevereiro.
In rtp.pt

Rússia - Moscovo acusa Pequim de piratear aviões militares russos

A Rússia informou oficialmente a China de que a produção de caças J11, cópia do avião russo SU-27SK, constitui uma violação dos acordos bilaterais e promete recorrer à justiça internacional para defender a sua propriedade intelectual.
Segundo o diário russo Nezavissimaia Gazeta, «as tentativas da Rússia de se implantar no mercado chinês de armamentos, cedendo a Pequim o direito de montagem dos caças SU-27SK, não surtiram os efeitos esperados».
«Os 'piratas' chineses passaram a um novo nível: depois de aprenderem a tecnologia de montagem, passaram à produção de aviões análogos com vista a exportá-los depois para países do Terceiro Mundo» - conclui o jornal.
In Sol

CIA acusa Pyongyang ajudar Síria a construir reactor nuclear

A CIA (agência central de inteligência norete-americana) começa quinta-feira a informar várias comissões do Congresso dos Estados Unidos que o recinto na Síria destruído por um ataque aéreo israelita em Setembro passado era uma central nuclear construída com a ajuda e participação directa da Coreia do Norte.
A informação foi divulgada hoje pelos diários The Wall Street Journal e Los Angeles Times, que citam como fontes funcionários norte-americanos.
Segundo as duas publicações, a CIA explicará às comissões, em diferentes sessões à porta fechada, que os norte-coreanos colaboravam com a Síria na construção de uma central nuclear que teria produzido plutónio, parecida com a instalação de Yongbyon, ao norte de Pyongyang.
Os representantes da CIA informarão que aquela central síria teria sido capaz de produzir plutónio apto para o fabrico de armas nucleares, o que não aconteceu porque o ataque israelita o impediu.
O porta-voz da Embaixada síria em Washington Ahmed Salkini disse ao Wall Street Journal que o seu país já viu «no passado que este Governo (dos EUA) não precisa de provas, mas emprega falsos pretextos» para justificar os seus propósitos.
«Esperamos que o Governo (do presidente George W. Bush) não dê um passo mal calculado que poderia gerar ainda mais caos na nossa região», acrescentou o diplomata sírio.
In Diário Digital

Afeganistão - Dez mortos em vários atentados

Dez pessoas, entre elas sete polícias, morreram no Afeganistão em diversos atentados registados nas últimas horas.
Dois polícias morreram esta quarta-feira num atentado suicida reivindicado pelos talibãs no sul do Afeganistão e outros cinco num ataque na noite de terça-feira contra uma esquadra da polícia. Um suicida detonou a bomba que transportava no momento em que Khair Mohammad, chefe de polícia do distrito de Gereshk, na província de Helmand, saía do seu escritório.
O alvo escapou ileso, mas dois seguranças de Mohammad faleceram e três ficaram gravemente feridos.
Gereshk é um dos distritos mais problemáticos de Helmand, reduto dos talibãs, que reivindicaram o ataque.
Na noite de terça-feira, os talibãs mataram cinco polícias num ataque contra uma esquadra da polícia de Kunar (leste), perto da fronteira com o Paquistão.
Outros quatro oficiais ficaram feridos. Segundo a polícia local, vários talibãs morreram na resposta dos agentes ao ataque.

Afeganistão e Argélia - Embaixadas da Dinamarca sob ameaça terrorista

A Dinamarca transferiu os funcionários das suas embaixadas no Afeganistão e Argélia para locais secretos e seguros, devido a ameaças de ataques terroristas iminentes, informou esta quarta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Esta decisão foi tomada na sequência de informações recolhidas pelos serviços secretos, sendo que a embaixada dinamarquesa na Algéria foi evacuada já há alguns dias, enquanto em Cabul a mudança de localização teve lugar já esta quarta-feira. Em ambos os casos, o pessoal diplomático continua a trabalhar nas novas localizações.
Os serviços secretos dinamarqueses alertaram, no início do mês, para uma séria ameaça terrorista contra interesses da Dinamarca no Norte de África, Médio Oriente, Paquistão e Afeganistão. O aumento dos níveis de alerta deveu-se à segunda publicação, em jornais dinamarqueses, de uma caricatura do profeta Maóme, após ameaças de morte contra o seu autor.
Em 2006, as caricaturas do profeta Maomé provocaram manifestações de violência por parte das facções mais radicais do Islão e lançaram um debate sobre liberdade de imprensa na Europa.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Confrontos na Somália resultam em pelo menos 81 mortos

Insurgentes islâmicos somalis e tropas do governo enfrentaram-se com morteiros neste domingo e um grupo de direitos humanos afirmou que 81 pessoas morreram nas últimas 24 horas em alguns dos mais violentos confrontos dos últimos meses.
«Oitenta e uma pessoas foram mortas e 119 estão feridas por causa da violência em Mogadishu desde sábado», afirmou Sudan Ali Ahmed, chefe da Organização Elman de Paz e Direitos Humanos, à Reuters, por telefone.
Disse ainda que fez o levantamento dos dados dos óbitos em hospitais locais e activistas sob disfarce estão a contar os corpos nas ruas e junto dos familiares.
O grupo estima que 6,5 mil pessoas foram mortas no ano passado no conflito na Somália e 1,5 milhão retirados de suas casas.
In Sol

Iraque: Ali «o químico» em greve de fome

Ali Hassan al-Majid, conhecido como Ali «o químico», antigo «braço direito» e primo de Saddam Hussein, condenado à morte pelo massacre dos curdos nos anos 80, foi hospitalizado este domingo, no terceiro dia de greve de fome, anunciou fonte judicial, segundo noticia a agência Lusa.
«O seu estado de saúde está muito deteriorado pela greve de fome», explicou na capital jordana o advogado Badie Aref Ezzat, que também assistiu o antigo vice-primeiro-ministro iraquiano Tarek Aziz.
O advogado adiantou que Ali «o químico», de 66 anos, protesta contra as «condições do seu encarceramento» pelos norte-americanos, enquanto espera pela execução.
Al-Majid e mais dois sicários foram condenados à pena capital em Junho de 2007 pela Justiça iraquiana, uma vez provada a sua autoria do crime de genocídio - com gases letais - de população curda no norte do país, no início da guerra com o Irão.
Em finais de Fevereiro, o presidente iraquiano, Jalal Talabani (um curdo), autorizou a execução de Ali «o químico», que está detido pelas autoridades norte-americanas juntamente com os outros dois sicários.

Nuclear: EUA e Emirados Árabes assinam acordo de cooperação

Os Emirados Árabes Unidos e os EUA assinaram hoje um protocolo de cooperação no âmbito nuclear, depois de Abu Dhabi se ter comprometido a desenvolver o seu próprio programa com «total transparência» e sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).
O protocolo foi assinado em Manama pela secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros árabe, xeque Abdullah bin Zayed al-Nahyan, confirmou a agência WAM.
O documento foi assinado antes da reunião que Rice iniciou hoje nessa capital com os ministros dos Negócios Estrangeiros e representantes do Egipto e da Jordânia, assim como dos seis países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) Pérsico, para coordenar posturas a respeito de crises no Médio Oriente e de apoio ao governo iraquiano.
In Diário Digital

Avião da Air Europa evacuado por alerta de possível bomba

Um avião da empresa espanhola Air Europa foi evacuado este domingo à noite no aeroporto internacional de Maiquetía, em Caracas, depois de a operadora aérea ter recebido uma chamada telefónica a alertar «sobre um passageiro com alegados explosivos», segundo informou a rede de televisão venezuelana Globovisión.
O voo UX 72 da Air Europa fazia a ligação entre a capital venezuelana para Madrid.
No avião seguiam mais de 200 passageiros, que viram a sua bagagem ser confiscada para ser revistada.
Quatro passageiros foram levados para uma clínica para realizar radiografias ao tórax. Os restantes encontram-se no terminal do aeroporto sob vigilância.

Ataque mulher suicida Diyala mata 3 membros Conselho Salvação

Pelo menos três membros de um Conselho de Salvação das milícias sunitas que lutam contra a Al Qaeda morreram hoje num ataque cometido por uma mulher suicida contra um posto de controlo em Baquba, na província de Diyala, nordeste do Iraque.
O atentado também deixou cinco feridos, entre eles duas mulheres e uma menor, indicou a polícia iraquiana.
As mesmas fontes disseram que uma mulher detonou o cinto de explosivos que transportava junto a um posto de controlo conjunto das forças iraquianas e do Conselho de Salvação situado no oeste de Baquba, capital de Diyala, 65 quilômetros ao nordeste de Bagdad.
Ataques semelhantes ocorreram nos últimos dias em Diyala, reduto do grupo terrorista Al Qaeda, e mataram dezenas de pessoas, entre milicianos e civis.
Os Conselhos de Salvação transformaram-se em alvo frequente dos ataques da Al Qaeda em todo o Iraque, sobretudo nas províncias do norte e do oeste do país.
Além disso, pelo menos seis pessoas ficaram feridas devido aos tiros procedentes de um carro que circulava em grande velocidade pelo bairro xiita de Zayona, no leste de Bagdad, e que abriu fogo contra as pessoas que passavam sem nenhuma razão aparente, segundo a polícia.
In Diário Digital

Paquistão testa míssil balístico

O Exército paquistanês testou esta segunda-feira um míssil balístico de longo alcance capaz de transportar ogivas nucleares, anunciou uma fonte militar. Trata-se do segundo ensaio do género realizado desde o fim-de-semana.
Em comunicado, o Exército refere que o teste de hoje culmina uma série de exercícios realizados com o míssil Hatf-VI (Shaheen II), com um raio de acção de 2.000 quilómetros, que pode transportar ogivas convencionais ou nucleares.
No passado sábado, o Exército paquistanês realizou um teste semelhante. Apesar do processo de paz lançado em 2004, tanto o Paquistão como a Índia, duas potências nucleares, realizam testes de rotina com mísseis dos mais variados tipos.