sábado, 26 de abril de 2008

Síria - EUA mostram fotos de alegado reactor nuclear

Os Estados Unidos revelaram fotografias do que dizem ser um reactor nuclear na Síria, construído com a ajuda da Coreia do Norte. O reactor foi destruído em Setembro, pela Força Aérea israelita.
Na altura, a Síria não reagiu e a administração norte-americana manteve-se silenciosa. Mas agora, os Estados Unidos decidiram pegar no assunto, ao que parece com a firme intenção de pressionarem a Coreia do Norte: «o reactor estava construído numa zona remota do leste da Síria, perto do Rio Eufrates. A Síria estava a construir um reactor, com arrefecimento a gás e moderado a grafite que, em Agosto de 2007, estava perto de atingir capacidade operacional».
O que para o Pentágono é hoje verdade, já era para os israelitas há um ano. Em Setembro, e numa operação relâmpago, a Força Aérea judaica entrou pelo território sírio e destruiu as instalações.
«A única questão importante aqui é a confirmação: até hoje, não estava confirmado. Toda a gente sabia disto, toda a gente falou deste assunto em pormenor. Ontem, não ouvimos nenhum novo pormenor, mas tivemos pela primeira vez uma confirmação oficial que foi isso que aconteceu de facto», considerou Professor Eyal Zisser, do Centro de Estudos Moshe Dayan, da Universidade de Tel-Aviv.
In TVI

Sem comentários: