sexta-feira, 16 de maio de 2008

Bin Laden apela à luta contra Israel

Osama bin Laden promete continuar a luta contra Israel e aliados, até libertar a Palestina. O líder da Al-Qaeda garante que não vão ceder um palmo da terra palestiniana, enquanto houver um verdadeiro muçulmano à face da terra.
São palavras do terrorista mais procurado do mundo, numa nova gravação áudio, divulgada a propósito dos sessenta anos da criação do estado de Israel. A mensagem de nove minutos foi divulgada num site da internet habitualmente usado pela rede Al-Qaeda.
Bin Laden diz que o aniversário de Israel mostra que o Estado judaico não existia há 60 anos, tendo sido criado numa terra tirada aos palestinianos por meios violentos. O terrorista saudita frisa que o conflito israelo-palestiniano está no centro da batalha muçulmana contra o Ocidente, e que foi uma inspiração para os 19 homens que levaram a cabo os atentados do 11 de Setembro contra Nova Iorque e Washington.
TVI

Atentado suicida no Afeganistão

Um atentado bombista suicida registado esta quinta-feira causou pelo menos 18 mortos, entre polícias e civis, na província de Farah, na região ocidental do Afeganistão.
Fontes policiais precisaram que o ataque ocorreu num bazar junto a uma esquadra de polícia no distrito de Del Aram. Além das vítimas mortais, a explosão causou ainda 15 feridos.
O atentado bombista foi já reivindicado por um porta-voz dos taliban, Qari Mohammad Yousuf, que indicou que o ataque foi perpetrado por um elemento do grupo rebelde.

Capitão do Exército australiano condenado

Um capitão do Exército australiano foi condenado a dez anos de prisão, esta quinta-feira, por roubar uma dezena de lança rockets, cinco dos quais foram vendidos a uma alegada célula terrorista.
Shane Della-Vedova, de 46 anos, foi detido em Abril de 2007. Levado a julgamento, em Novembro passado, foi considerado culpado das acusações de roubo e posse ilegal de dez lança rockets entre 2001 e 2003.
As autoridades alegam que cinco lança rockets foram vendidos a um criminoso que os terá vendido, por sua vez, a uma célula terrorista. Na sequência das investigações, apenas uma das armas foi recuperada.
Em tribunal, Shane Della-Vedova defendeu-se dizendo que os lança rockets faziam parte de um conjunto de armas que era suposto destruir e que os levou por engano, esquecendo-se deles no seu veículo.

China está em alerta por fugas radioctivas após terramoto

A China está em alerta preventivo contra eventuais fugas radioativas causados pelo pior terramoto no país em três décadas, lê-se hoje no site do governo.
Mianyang, uma das áreas mais atingidas pelo desastre, abriga o laboratório de pesquisas sobre armas nucleares, várias instalações nucleares secretas, mas nenhuma estação de energia nuclear. Zhou Shengxian, ministro do Ambiente, convocou uma reunião de emergência na segunda-feira, horas depois de um terramoto de magnitude 7,9 atingir a Província de Sichuan.
Em seguida, a região foi colocada no nível mais crítico numa escala de quatro estágios de radiação, lê-se no site.
O presidente Hu Jintao deslocou-se a Mianyang na sexta-feira, quatro dias depois do terramoto que pode ter matado mais de 50 mil pessoas, noticiaram a televisão e a agência de notícias estatal Xinhua - o que pode indicar que o risco era baixo.
CONTINUA ...
Diário Digital

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Euro 2008 - Al Qaeda ameaça com atentados terroristas

A rede terrorista al Qaeda ameaça levar a cabo atentados durante o Euro 2008 que se realiza na Suíça e na Áustria. A notícia é avançada por um alto responsável da Polícia Federal suíça.
As autoridades dos países organizadores do Campeonato Europeu de Futebol estão atentas a estas ameaças que estão presentes em sites islamitas com ligações à al Qaeda.
As autoridades suíças estão a acompanhar a situação e garantem que estão preparadas para qualquer eventualidade.
TVI

raque - 26 mortos em duplo atentado suicida

Uma rapariga fez-se explodir junto de um posto de controlo a Sul de Bagdad, no Iraque. Um soldado iraquiano foi morto e sete ficaram feridos. Noutro local, um jovem bombista-suicida matou 25 pessoas durante um funeral.
O ataque causou ferimentos em pelo menos 48 pessoas. Todas participavam no funeral do director de uma escola a Oeste de Bagdad.
A tenda de pêsames estava cheia no momento em que uma criança entrou e se fez explodir. De acordo com a polícia, o ataque não foi reivindicado, mas as suspeitas recaem sobre militantes sunitas da al Qaeda.
A organização de Bin Laden continua a ser responsabilizada pela maioria dos atentados-suicidas cometidos nesta zona do Iraque.
TVI

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Nigéria:11 empregados da Chevron sequestrados, um é português

Onze empregados do grupo petrolífero norte-americano Chevron na Nigéria, entre os quais um português e um ucraniano, foram sequestrados terça-feira por homens armados que atacaram o navio onde estavam no Estado de Rivers, no Delta do Níger.
De acordo com o tenente-coronel Musa Sagir, porta-voz do exército nigeriano, os sequestradores exigem um resgate de 30 milhões de naira (164 mil euros) para a sua libertação.
Em declarações à Agência Lusa, fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades disse já ter tido conhecimento deste sequestro e adiantou que estão a «tentar apurar a confirmação ou não do envolvimento do cidadão português».
Um porta-voz da Chevron já confirmou o sequestro, afirmando que os funcionários raptados trabalham para uma empresa subcontratada pela petrolífera e que estão a ser feitos «todos os possíveis para que sejam libertados».
As 11 pessoas fazem parte de tripulação do navio Lourdes Tide, que fazia a rota entre Onne (Estado de Rivers) e Escravos (Estado do Delta) quando foram atacados.
No passado dia 06 de Maio, três chineses operários da construção civil foram raptados em Calabar, no Estado meridional de Rivers, tendo sido libertados três dias depois.
CONTINUA ...

China: Ascende para 15 mil número de mortos em terramoto

O número de mortos no terramoto que devastou a província de Sichuan, no sudoeste da China subiu para cerca de 15 mil pessoas, segundo informações hoje divulgadas pela agência estatal chinesa Xinhua.
O novos números surgem um dia depois de as equipas de resgate terem conseguido chegar ao condado de Wenchuan, epicentro do tremor de 7,9 graus na escala Richter. Outras milhares ainda estarão soterradas sob casas, prédios e escolas.
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, conseguiu chegar hoje ao epicentro do terramoto.
No final da manhã de hoje, cinco helicópteros chegaram a Wenchuan carregados com alimentos, roupas, tendas, cobertores e kits de primeiros-socorros.
As equipas de resgate também levaram 50 telefones via-satélite para ajudar na normalização das comunicações com a região.
Mais de 800 polícias armados conseguiram acesso à zona depois de atravessarem a pé os caminhos destruídos. Uma equipa de 70 médicos e enfermeiros também já está no local.
CONTINUA ...

Myanmar - Novo ciclone pode atingir região

A confirmar-se, pode agravar-se ainda mais a crise humanitária que já se vive no país.
Um novo ciclone pode atingir Myanmar. As Nações Unidas lançaram um alerta: uma depressão tropical, que está agora na zona de Rangum, a principal cidade do país, pode transformar-se num ciclone, nas próximas 24 horas.
Se isso acontecer, a enorme crise humanitária que já atinge Myanmar pode atingir níveis ainda mais graves.
As últimas estimativas indicam que o ciclone Nargis matou entre 60 a 100 mil pessoas. Apesar de a tempestade já ter passado há mais de uma semana, a grande maioria dos sobreviventes pouca ou nenhuma ajuda recebeu. A Junta Militar não deixa o pessoal das organizações internacionais trabalhar nas zonas mais afectadas.
TVI

Açores - Tripulantes salvos pela Força Aérea

A Força Aérea salva sete tripulantes de uma embarcação ao largo de Ponta Delgada.
Na sequência de um incêndio a bordo do pesqueiro “Mar de Cristal”, o Centro Coordenador de Busca e Salvamentos Marítimos solicitou auxílio à Força Aérea.O pedido foi feito por volta das 5h00 e os sete tripulantes foram resgatados uma hora depois por um helicóptero da Força Aérea.Os tripulantes estavam já a bordo de uma balsa enquanto o pesqueiro ardia, acabando depois por se afundar.
http://noticias.sapo.pt/

Explosão em Espanha

Fontes policiais indicaram que três dos feridos são também elementos da Guarda Civil e um quarto é uma mulher. Um dos agentes ficou soterrado nos escombros da explosão, cuja autoria é atribuída à ETA, mas ainda sem confirmação. A explosão ocorreu na povoação de Legutiano, na província de Álava, às 3h00 locais (2h00 de Lisboa).
O veículo que explodiu estava estacionado à porta do quartel, situado na entrada da povoação, uma localidade com 1.418 habitantes a 15 quilómetros a norte de Vitoria, a capital da província de Álava. Três das quatro pessoas feridas foram transportadas para os hospitais de Vitória, Txagorritxu e Santiago. Um agente foi resgatado pelos serviços de emergência dos escombros da explosão e desconhece-se as condições de outra pessoa que também está encarcerada. No local estão várias patrulhas e uma equipa de cães treinados para salvar pessoas.
SIC Online

terça-feira, 13 de maio de 2008

ESA na quinta-feira em Lisboa para recrutar astronautas

A Agência Espacial Europeia (ESA) procura pela primeira vez candidatos a astronautas em Portugal e realiza quinta-feira em Lisboa uma sessão de promoção desse recrutamento que contará com a presença de um astronauta alemão.
Desconhece-se para já se há portugueses interessados em viajar pelo espaço e pisar outros planetas, mas prevê-se que as candidaturas comecem a surgir a partir dessa sessão de informação, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, disse hoje à Agência Lusa Mário Amaral, da representação da ESA em Portugal.
Além do astronauta Ernst Messerschmid, do Centro Europeu de Astronautas (EAC), estarão presentes o responsável pela divisão de astronautas desse organismo, Horst Schaarschmidt, e o investigador Manuel Paiva, que coordenou vários projectos de investigação biomédica associados ao espaço.
O processo de recrutamento terá início na segunda-feira, estando em jogo a selecção de pelo menos quatro astronautas para integrar futuras missões tripuladas à Estação Espacial Internacional (ISS) e «mais além», segundo a ESA.
CONTINUA ...

Argélia: Seis soldados mortos em emboscada

Um grupo de rebeldes com ligações à rede terrorista Al-Qaeda a operar no Norte de África matou seis soldados argelinos, na sequência de confrontos entre os insurrectos e as forças governamentais.
De acordo com a Imprensa argelina desta terça-feira, que cita fontes anónimas, os soldados encontravam-se em patrulha quando o veículo em que seguiam foi atacado no passado domingo na província de Medea, 90 quilómetros a sudoste da capital argelina.
Correio da Manhã

Tropas dos EUA atacadas em Bagdad

Homens armados lançaram inúmeros ataques durante a madrugada desta terça-feira contra tropas norte-americanas em Sadr City, o bastião dos apoiantes do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr na zona oriental de Bagdad, em desrespeito pelo pacto de cessar-fogo acordado.
De acordo com informação avançada por uma fonte da polícia iraquiana, os combates registados nas ruas de Sadr City causaram pelo menos onze mortos e cerca de duas dezenas de feridos, incluindo mulheres e crianças.
Por sua vez, um porta-voz das forças norte-americanas em Bagdad, tenente-coronel Steven Stover, anunciou que os soldados dos EUA abateram pelo menos três homens armados em incidentes separados após terem sido alvo de vários ataques.
Segunda-feira, representantes da aliança xiita que governo o Iraque haviam assinado um acordo com o movimento de Al-Sadr para pôr termo a sete semanas de combates em Sadr City que causaram centenas de mortos. Um acordo agora posto em causa.

Índia - Atentado mata em Jaipur

Pelo menos 60 pessoas morreram e cerca de uma centena ficaram feridas na sequência de um atentado ocorrido na cidade indiana de Jaipur. As autoridades locais estimam que pelo menos cinco bombas foram detonadas na baixa da cidade.
O comandante nacional de polícia, Amorjot Singh Gill, afirmou, em conferência de imprensa, que se tratou de “um acto terrorista” e que as explosões foram provocadas por bombas de fabrico artesanal.Os engenhos foram colocados em diferentes locais do centro histórico de Jaipur, capital do Rajastão (noroeste), e uma das cidades indianas que mais turistas estrangeiros atrai anualmente.Numa reacção aos atentados, o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, condenou os ataques e apelou à população para manter a calma. Entretanto, as forças de segurança foram colocadas em alerta máximo na capital, Nova Deli, e em Bombaim, principal centro financeiro do país.
Correio da Manhã

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Recolher obrigatório imposto em Cartum após confrontos

O estado de recolher obrigatório em Cartum, no Sudão, foi prolongado por tempo indeterminado em consequência do ataque de sábado.
Os rebeldes do Movimento Justiça e Igualdade, com base no Darfur, entraram em conflito com tropas sudanesas quando tentavam tomar o controlo da capital. O Governo assegura que o exército conseguiu travar o ataque e matou alguns dos comandantes da milícia rebelde. A televisão do Estado mostrou imagens do que parecem ser cinco rebeldes feitos prisioneiros. O barulho da artilharia foi ouvido em Omdurman, do outro lado do Rio Nilo, a partir do Centro de Cartum, capital do maior país de África. Esta foi a primeira vez que os conflitos chegaram a Cartum, em décadas de confrontos entre o Governo central e os rebeldes de regiões periféricas.
rtp.pt

Confrontos alastram ao norte do Líbano

Após cinco dias de confrontos com apoiantes do governo, as milícias do Hezbollah retiraram e não eram ontem visíveis nas ruas de Beirute, onde o Exército assumiu o controlo. No entanto, novas batalhas eclodiram ao longo do dia nas montanhas em redor da capital e em Tripoli, no Norte do Líbano.
Enquanto em Beirute centenas de soldados, apoiados por blindados, estabeleciam postos de observação e de controlo de ruas, na zona de Aley, localidade na zona montanhosa a leste da capital, os tiroteios entre milicianos do Hezbollah e do líder Druzo, Walid Jumblatt, fizeram pelo menos cinco mortos. Apoiante do governo do primeiro-ministro Fouad Siniora, Jumblatt apelou à calma dos seus seguidores e um mediador pediu a intervenção do Exército.
Entretanto, em Tripoli, as batalhas entre sunitas e xiitas custaram a vida a pelo menos duas pessoas, elevando para 49 o número total de mortos dos confrontos dos últimos dias, dos quais resultaram ainda 150 feridos.
Em comunicado, Siniora afirmou que o governo vai ponderar a sugestão dos militares de anular as decisões que desencadearam a crise: a demissão do responsável de segurança do aeroporto e o encerramento da rede de comunicações do Hezbollah. Serão ainda ponderadas as exigências da oposição, que deseja a demissão do governo e realização de eleições.
Os EUA, para quem o Hezbollah é um grupo terrorista, saudaram a retirada das ditas milícias, enquanto o Irão acusou Washington de se imiscuir na política interna do Líbano.
DESENVOLVIMENTOS
NEUZA
A tenista portuguesa Neuza Silva e o seu treinador, João Paulo Lucas, saíram ontem de Beirute. Integrados numa caravana russa, conseguiram chegar à Síria por via marítima.
MILITARES
"A instabilidade não afecta a área de operações" dos militares portugueses integrados na UNIFIL, afirmou ontem o comandante da força lusa, tenente-coronel Carvalho.
LIGA ÁRABE
A Liga Árabe, reunida no Cairo para debater a crise libanesa, pediu o cessar-fogo imediato entre as facções rivais e pondera pedir ainda a criação de um governo de unidade nacional.

GNR recebe 1200 novos elementos

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou esta segunda-feira, em Braga, que no início do mês de Junho vão entrar para a GNR 1200 novos elementos, que serão distribuídos pelo país, consoante as necessidades de segurança.
“Ao todo vão entrar, nesta legislatura, um total de 4300 novos guardas para a PSP e a GNR”, sublinhou o governante, em Braga.Mas o reforço das forças de segurança não se ficam por aqui. Rui Pereira anunciou ainda o orçamento para investimento em equipamentos, armas, viaturas, comunicações e edifícios duplicou. O ministro, que esteve na apresentação de uma acção de sensibilização sobre segurança rodoviária, intitulada “Estradas Com Vida”, lembrou que na década de 1980 morriam nas estradas portuguesas 2800 pessoas por ano, número que desceu para 800. O balanço é positivo, mas para Rui Pereira “é preciso continuar a diminuir”, por isso o Governo vai alterar o Código de Trânsito “para punir mais eficazmente os condutores que não respeitam as regras”. Entre as medidas que o Executivo quer introduzir é a cassação de carta de condução, “ao fim de três contra-ordenações muito graves, ou cinco muito graves ou graves”.
Correio da Manhã

China: Sismo por ter causado entre 3.000 e 5.000 mortes

O terramoto de 7,8 graus na escala Richter que hoje atingiu a China pode ter causado entre 3.000 e 5.000 mortes em Beichuan, na Província de Sichuan, indicaram as autoridades regionais citadas pela agência de notícias estatal Xinhua.
Cerca de 10 mil pessoas teriam ficado feridas. A agência de notícias estatal disse não dispor de outras fontes para confirmar as informações. Os dados oficiais indicam que 80% dos prédios desabaram na região.
De acordo com a agência, cerca de 900 estudantes estão sob os escombros de uma escola secundária de três andares que desabou na cidade de Dujiangyan, em Sichuan.
Entretanto, registaram-se 107 mortes confirmadas nas províncias de Sichuan, Gansu e Yunnan, bem como em Chongqing, uma região de 30 milhões de pessoas vizinha de Sichuan, segundo a imprensa estatal.
O presidente chinês, Hu Jintao, tinha ordenado ao exército o envio de ajuda urgente às vítimas. «O presidente Hu Jintao ordenou grandes esforços para resgatar as vítimas do tremor de terra», adiantou a agência. O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, visitou a área do epicentro do tremor, no distrito de Wenchuan.
CONTINUA ...