sábado, 11 de outubro de 2008

Browning .50


Histórico
A Browning é uma das armas mais versáteis em combate pelo fato da sua munição ter várias configurações: Perfurante, explosiva, traçante, incendiária e antiblindagem, com posições de antiaérea, terrestre e naval.
Essa arma de poder incrível é usada até hoje com suas devidas variações. Está em estudo uma versao portatil para esse calibre, um fuzil de assalto ou pistola.

Ficha
Alcance máximo: 6,9 km
Alcance útil: 900 mts
Cadência de tiro (teórica): 400 a 600 tiros p/min
Cadência de tiro (prática): 75 tpm
Calibre: .50 (12,7mm x 99mm)
Capacidade do carregador: 100 a 250 projéteis
Carregador: tipo fita de metal
Comprimento do cano: 1,14 m
Comprimento do projétil: 99mm
Comprimento total da metralhadora: 1,65 m
Funcionamento: semi e automático
Número de raias: 4 raias a esquerda
Peso do cano: 11,80 kg
Peso do suporte ou tripé: 20 kg
Peso (somente da arma): 38,15 kg
Peso total: 58,15 kg
Refrigeração: ar
Velocidade inicial do projétil: 916 m/s
Rainha dos campos de batalha.

F-16A/B Fighting Falcon


História
A aeronave de combate mais numerosa da USAF durante os anos 80 e 90, o F-16 voou pela primeira vez como o protótipo YF-16 em 8 de Dezembro de 1976.
Projetado como um caça leve ultra manobrável, a aeronave foi seleccionada pela USAF após feroz competição com o Northrop YF-17 Cobra, com dois motores de alta potência e aerodinâmica inovadora (sendo mais tarde desenvolvido para o F/A-18). Em Junho de 1975 o F-16 foi escolhido pela Bélgica, Holanda, Dinamarca e Noruega como substituto dos obsoletos F-104 Starfighter, tornando o F-16 o "Eurofighter" dos anos 80 e 90. As entregas dos primeiros F-16A e F-16B (biplace para treino, mantendo a mesma capacidade do monoplace) para a USAF começaram em Janeiro de 1979, quando as primeiras aeronaves chegaram à base de Hill, em Utah.
A partir de 1981 foram incorporadas as versões C (monoplace) e D (biplace), motorizados por um turbofan General Electric F110. Cada modelo de avião é dividido em blocos, representando suas melhorias e modificações. Actualmente a USAF opera apenas F-16C/D Block 40/42 e Block 50/52, muito superiores em todos os aspectos aos primeiros F-16A Block 5/10/15. Apesar de ter sido concebido inicialmente como um puro caça, o Falcon mostrou-se muito capaz em missões de ataque ao solo. As variantes actualmente em uso pela USAF possuem grande capacidade para tal função, empregando quase todos os armamentos ar-superfície presentes no seu inventário.
Devido a sua provada versatilidade, o Fighting Falcon também foi banco de testes para muitos conceitos. O que mais chamou a atenção foi o NF-16D VISTA MATV, um avião com vectores de em puxo de performance incrível, que podia voar para trás durante alguns instantes. A história do F-16 não está a acabar, apesar do programa JSF estar em pleno vapor, não param as modernizações e mais F-16, agora os novíssimos Block 60/62, foram vendidos para o exterior.


Armamento: Um chanhão M61A1 Vulcan de 20mm + 5.400 kg de armamento em 6 pontos externos.
Motor: Pratt & Whitney F100-PW-229 ou General Electric F110-GE-129 - 13.200 kg.
Países operadores: Bélgica, Dinamarca, Egito, Estados Unidos, Holanda, Indonésia, Israel, Itália, Jordânia, Noruega, Paquistão, Portugal, Taiwan, Tailândia, Venezuela.
Velocidade Máxima 2.200 km/h
Autonomia 3.900 km
Peso (vazio/máximo) 8.300/19.200 kg
Comprimento 15,00 m
Envergadura 10,00 m
Altura 5,00 m

Missão alemã no Afeganistão já custou 3.000M€

A missão do Exército alemão no Afeganistão custou, desde o início, em Dezembro de 2001, cerca de 3 mil milhões de euros ao contribuinte.
A informação foi dada numa resposta do Ministério das Finanças alemão a uma interpelação parlamentar dos Verdes no Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento), que será publicada pelo semanário alemão Der Spiegel na próxima edição.
Até ao final de 2007, a Alemanha gastou 2,4 mil milhões de euros no cumprimento da missão das tropas alemãs na Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), enquanto, para este ano, estão previstos outros 388 milhões de euros.
Este último número provavelmente será aumentado, já que o orçamento só estava calculado até 13 de Outubro, data do final do mandato, que deve ser alargado esta semana pelo Bundestag por mais 14 meses.
Para o novo período do mandato das tropas alemãs deslocadas ao Afeganistão, já foram orçamentados 688 milhões de euros e, com isso, a despesa militar da Alemanha naquele país é quatro vezes mais que os gastos civis.
CONTINUA ...

Talibãs decapitam chefes tribais

Quatro chefes tribais, apoiantes do Governo paquistanês contra os rebeldes talibãs, foram decapitados no nordeste do país.
Os corpos dos responsáveis tribais foram encontrados na manhã deste sábado por habitantes da região.
Este não foi um acto isolado, já que na quinta-feira, outros quatro chefes tribais do distrito de Bajur tinham sido sequestrados e decapitados por combatentes islamistas, depois de terem participado numa reunião de milícias contrárias aos talibãs.
Com estes ataques, os talibãs pretendem dissuadir a população tribal de pactuar com o exército paquistanês, que, há pelo menos dois meses, tem levado a cabo uma vasta ofensiva contra os rebeldes e que já terá feito mais de mil baixas entre os insurrectos.
http://www.correiomanha.pt/

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Paquistão: Atentado deixa 15 mortos

Pelo menos 15 pessoas morreram hoje num atentado suicida no noroeste do Paquistão, durante uma reunião de milícias tribais hostis aos talibãs próximos da Al-Qaeda, a quem o exército combate na região, segundo a imprensa local.
Este novo ataque é o mais forte de uma onda sem precedentes de atentados suicidas cometidos por combatentes islamitas próximos da Al-Qaeda, a qual causou 1.300 mortos em pouco mais de um ano.
http://diariodigital.sapo.pt/

Barco naufraga no rio Amazonas

Uma embarcação com 68 passageiros a bordo naufragou esta sexta-feira no rio Amazonas, no Brasil, sem fazer qualquer vítima mortal.
O barco, que partiu da cidade de Parintins em direcção à cidade Urucará, afundou após ter embatido contra o tronco de uma árvore.
Apesar do ‘Cidade de Urucará’ estar a meter água, o comandante ainda conseguiu chegar à margem, onde os passageiros desembarcaram em terra firme.
Os meios de salvamento chegaram ao local meia hora após o incidente.
http://www.correiomanha.pt/

NATO envia navios para a Somália

A NATO vai enviar navios de guerra para combater a pirataria na costa da Somália. A decisão foi anunciada, na quinta-feira, pelo secretário-geral da organização no decorrer da reunião dos ministros da Defesa da aliança, que está a decorrer em Budapeste, na Hungria.
Num prazo de duas semanas, a NATO vai enviar uma força naval composta por sete vasos de guerra para aquela zona. Nos últimos meses, dezenas de navios foram tomados por piratas na costa Somali.
TVI

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Atentado em posto policial fere quatro pessoas no Paquistão

Um veículo carregado de bombas explodiu num posto policial especializado no combate ao terrorismo deixando quatro feridos na capital paquistanesa nesta quinta-feira (9). Investigadores dizem que o ataque tem características de um atentado suicida e analisam a ligação com um homem que entregava doces na região.
Segundo o chefe de polícia Asghar Gardaizi, restos humanos teriam sido encontrados no local. A explosão ocorreu no mesmo momento em que legisladores se reúnem para discutir a segurança no país. Por esse motivo, o prédio estava quase vazio. Estima-se que cerca de dez pessoas estavam dentro no momento da explosão. A parte da frente do prédio foi destruída e uma escadaria desabou.
globo.com

Doença da dengue ameaça Portugal

Quase todos os países da zona mediterrânica são susceptíveis ao aparecimento do mosquito responsável pela doença da dengue. Esta é a conclusão de um estudo de um grupo de cientistas europeus que considera Portugal como uma das regiões do sul da Europa susceptíveis ao aparecimento desta espécie de mosquito. Também a Madeira poderá estar na rota do mosquito. http://www.correiomanha.pt/

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Tropas russas abandonam posições em território da Geórgia

As tropas russas começaram hoje a abandonar as zonas-tampão implementadas em torno das fronteiras da Ossétia do Sul e da Abecásia, em território da Geórgia. O prazo assumido por Moscovo para o recuo das forças estacionadas na Geórgia termina na próxima sexta-feira, mas o Kremlin afirma que o movimento de tropas deve ficar concluído nas próximas horas.
Rádio e Televisão de Portugal

Acidente de avião mata 18 pessoas no Nepal

Um acidente com um pequeno avião matou 18 pessoas no Nepal nesta quarta-feira (8), segundo os meios de comunicação públicos do país. “Um avião da empresa Yeti Airlines caiu no aeroporto de Lukla quando estava a aterrar”, disse Mohan Adhikari, funcionário do aeroporto. Das 19 pessoas que estavam a bordo, 14 eram estrangeiras e cinco eram nepaleses. Segundo a agência de notícias Efe, apenas um membro da tripulação sobreviveu ao acidente.O aeroporto Tenzing-Hilary de Lukla é muito utilizado por escaladores que se dirigem ao Everest. Esta época do ano é considerada temporada alta nos destinos de montanha do país do Himalaia.
globo.com

Exército da Coreia do Norte dispara mísseis

O Exército da Coreia do Norte disparou no passado fim-de-semana dois mísseis de curto alcance que caíram em águas internacionais no mar Amarelo, no âmbito de um exercício militar de rotina, revelou esta quarta-feira um responsável do ministério da Defesa sul-coreano.
Os mísseis, do tipo KN-02 ou Styx, foram disparados no sábado de águas norte-coreanas para águas internacionais no mar Amarelo, próximas da costa chinesa, precisou o mesmo responsável, que solicitou o anonimato, confirmando informações veiculadas pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap.
O disparo dos dois mísseis pelo Exército norte-coreano ocorrem numa altura em que decorrem negociações para tentar salvar um acordo internacional sobre o desarmamento nuclear do regime de Pyongyang, que prevê a vigilância dos infra-estruturas nucleares da Coreia do Norte.
http://www.correiomanha.pt/

Tiroteio faz dois mortos e um ferido grave

Um tiroteio, esta terça-feira à noite, em Grijó, Gaia, fez dois mortos, um ferido grave e três ligeiros. Um alegado desentendimento entre vizinhos terá estado na origem do incidente.
Fonte dos Bombeiros Voluntários dos Carvalho, citados pela Agência Lusa, adiantou que um homem armado desatou aos tiros, atingindo quem se cruzasse com ele. A primeira vítima mortal foi um vizinho. Um homem que tentou auxiliar a primeira vítima foi também atingida mortalmente.
O alegado homicida terá tentado o suicídio, quando se viu cercado pela GNR. «O ferido grave é o autor dos disparos, que tentou suicidar-se com um tiro na face», acrescentou a fonte dos bombeiros citada pela Lusa.
Os feridos foram transportados para o Hospital de Gaia, mas apenas um [o agressor] ficou internado devido à gravidade dos ferimentos.
TVI

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Austrália: Aterragem de emergência causa 50 feridos

Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas numa aterragem de emergência de um avião da companhia australiana Qantas, hoje após uma brusca mudança de altitude quando sobrevoava uma região remota do noroeste da Austrália, noticiou a imprensa local.
O aparelho, um Airbus A-320 com 313 passageiros e tripulantes a bordo, aterrou às 13:45 locais no aeroporto de Exmouth, desconhecendo-se ainda o problema que forçou o piloto a realizar a manobra, informou a companhia aérea em comunicado.
A Qantas não especificou o número de feridos, mas segundo a rádio ABC 10 pessoas apresentaram marcas de pancadas, queimaduras e ossos fraturados pela violência da mudança de altitude, enquanto as restantes foram atendidas com ferimentos leves.
A torre de controlo do aeroporto recebeu um sinal de emergência do piloto e enviou médicos e ambulâncias na pista para atender os feridos.
O vôo QF72 tinha partido de Singapura com destino à cidade australiana de Perth.
http://diariodigital.sapo.pt/

Novo ataque turco contra PKK

A aviação turca atacou esta segunda-feira bases dos separatistas curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, respondendo a uma ofensiva dos rebeldes, na passada sexta-feira.
O ataque causou a morte a 15 soldados turcos e a 23 rebeldes, mas o PKK anunciou ter recuperado os corpos de dois militares do Exército, o que faria elevar para 17 o número de baixas do lado da Turquia.
Hoje, em comunicado, o Estado-maior turco revelou que “alguns dos terroristas localizados em dois pontos da zona de Avasin-Basyan, no norte do Iraque, foram atacados pela artilharia”.
O Exército turco não adiantou se houve baixas.
http://www.correiomanha.pt/

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Comandos Portugueses - Tropa de Élite

o Comando Motard vem mais uma vez prestar homenagem ao 1ªSargento Roma Pereira, morto no Afeganistão, e a todos os militares que têm dignificado o nome de Portugal e dos COMANDOS, em todas as missões em que têm participado.

A Sorte Protege os Audazes
MAMA SUMME

Espanha - ETA põe bomba em tribunal

A ETA pôs um engenho explosivo junto a um tribunal de Tolosa (País Basco), tendo a detonação, ocorrida ao início da madrugada de ontem, causado apenas danos materiais.
Um homem que afirmou falar em nome da organização terrorista basca alertou a Associação de Ajuda na Estrada de Guipúzcoa de que iria explodir uma bomba junto ao tribunal. A polícia basca localizou depois uma mochila e isolou a zona. À hora anunciada a bomba explodiu.
Fontes da investigação afirmaram que a mochila, com dez quilos de explosivos, foi colocada junto à entrada do edifício por dois indivíduos, uma hora antes da explosão. A detonação provocou um buraco com três metros de diâmetro na fachada e estilhaçou todos os vidros dos cinco pisos do imóvel, danificando ainda duas dezenas de viaturas e derrubando um muro. Além disso, várias casas das imediações ficaram danificadas. O conselheiro basco de Justiça, Joseba Azkarraga, garantiu que um vigilante que se encontrava no local se salvou "por milagre" ao conseguir abandonar o edifício instantes antes da explosão.
BATASUNA EM FRANÇA
Entretanto, o Batasuna realizou uma assembleia geral extraordinária para se reorganizar, por receio de "um processo de ilegalização" em França.

Sri Lanka - Atentado suicida causa pelo menos 27 mortos

Pelo menos 27 pessoas morreram e 80 ficaram feridas, esta segunda-feira, num atentado suicida na região Norte do Sri Lanka. O ataque foi perpetrado por rebeldes separatistas tamil, anunciou o Ministério da Defesa do Sri Lanka.
«Os Tigres de Libertação da Pátria Tamil (LTTE) cometeram um atentado suicida. Há muitas vítimas. Pelo menos 27 pessoas morreram e 80 estão feridas», declarou o porta-voz do Ministério da Defesa, general Udaya Nanayakkara, num novo balanço.
A explosão ocorreu na cidade de Anuradhapura, na sede do principal partido de oposição ao Presidente Mahinda Rajapaks, o Partido Nacional Unificado (PNU).
O PNU ficou no poder no Sri Lanka até o fim de 2002. O Primeiro-ministro da época, Ranil Wickremensinghe, negociou o cessar-fogo de Fevereiro de 2002 entre o Governo de Colombo e os rebeldes tamil.
A trégua, assinada com a mediação da Noruega, foi quebrada oficialmente em Janeiro de 2008.
TVI