F-16A/B Fighting Falcon
História
A aeronave de combate mais numerosa da USAF durante os anos 80 e 90, o F-16 voou pela primeira vez como o protótipo YF-16 em 8 de Dezembro de 1976.
Projetado como um caça leve ultra manobrável, a aeronave foi seleccionada pela USAF após feroz competição com o Northrop YF-17 Cobra, com dois motores de alta potência e aerodinâmica inovadora (sendo mais tarde desenvolvido para o F/A-18). Em Junho de 1975 o F-16 foi escolhido pela Bélgica, Holanda, Dinamarca e Noruega como substituto dos obsoletos F-104 Starfighter, tornando o F-16 o "Eurofighter" dos anos 80 e 90. As entregas dos primeiros F-16A e F-16B (biplace para treino, mantendo a mesma capacidade do monoplace) para a USAF começaram em Janeiro de 1979, quando as primeiras aeronaves chegaram à base de Hill, em Utah.
A partir de 1981 foram incorporadas as versões C (monoplace) e D (biplace), motorizados por um turbofan General Electric F110. Cada modelo de avião é dividido em blocos, representando suas melhorias e modificações. Actualmente a USAF opera apenas F-16C/D Block 40/42 e Block 50/52, muito superiores em todos os aspectos aos primeiros F-16A Block 5/10/15. Apesar de ter sido concebido inicialmente como um puro caça, o Falcon mostrou-se muito capaz em missões de ataque ao solo. As variantes actualmente em uso pela USAF possuem grande capacidade para tal função, empregando quase todos os armamentos ar-superfície presentes no seu inventário.
Devido a sua provada versatilidade, o Fighting Falcon também foi banco de testes para muitos conceitos. O que mais chamou a atenção foi o NF-16D VISTA MATV, um avião com vectores de em puxo de performance incrível, que podia voar para trás durante alguns instantes. A história do F-16 não está a acabar, apesar do programa JSF estar em pleno vapor, não param as modernizações e mais F-16, agora os novíssimos Block 60/62, foram vendidos para o exterior.
Projetado como um caça leve ultra manobrável, a aeronave foi seleccionada pela USAF após feroz competição com o Northrop YF-17 Cobra, com dois motores de alta potência e aerodinâmica inovadora (sendo mais tarde desenvolvido para o F/A-18). Em Junho de 1975 o F-16 foi escolhido pela Bélgica, Holanda, Dinamarca e Noruega como substituto dos obsoletos F-104 Starfighter, tornando o F-16 o "Eurofighter" dos anos 80 e 90. As entregas dos primeiros F-16A e F-16B (biplace para treino, mantendo a mesma capacidade do monoplace) para a USAF começaram em Janeiro de 1979, quando as primeiras aeronaves chegaram à base de Hill, em Utah.
A partir de 1981 foram incorporadas as versões C (monoplace) e D (biplace), motorizados por um turbofan General Electric F110. Cada modelo de avião é dividido em blocos, representando suas melhorias e modificações. Actualmente a USAF opera apenas F-16C/D Block 40/42 e Block 50/52, muito superiores em todos os aspectos aos primeiros F-16A Block 5/10/15. Apesar de ter sido concebido inicialmente como um puro caça, o Falcon mostrou-se muito capaz em missões de ataque ao solo. As variantes actualmente em uso pela USAF possuem grande capacidade para tal função, empregando quase todos os armamentos ar-superfície presentes no seu inventário.
Devido a sua provada versatilidade, o Fighting Falcon também foi banco de testes para muitos conceitos. O que mais chamou a atenção foi o NF-16D VISTA MATV, um avião com vectores de em puxo de performance incrível, que podia voar para trás durante alguns instantes. A história do F-16 não está a acabar, apesar do programa JSF estar em pleno vapor, não param as modernizações e mais F-16, agora os novíssimos Block 60/62, foram vendidos para o exterior.
Armamento: Um chanhão M61A1 Vulcan de 20mm + 5.400 kg de armamento em 6 pontos externos.
Motor: Pratt & Whitney F100-PW-229 ou General Electric F110-GE-129 - 13.200 kg.
Países operadores: Bélgica, Dinamarca, Egito, Estados Unidos, Holanda, Indonésia, Israel, Itália, Jordânia, Noruega, Paquistão, Portugal, Taiwan, Tailândia, Venezuela.
Motor: Pratt & Whitney F100-PW-229 ou General Electric F110-GE-129 - 13.200 kg.
Países operadores: Bélgica, Dinamarca, Egito, Estados Unidos, Holanda, Indonésia, Israel, Itália, Jordânia, Noruega, Paquistão, Portugal, Taiwan, Tailândia, Venezuela.
Velocidade Máxima 2.200 km/h
Autonomia 3.900 km
Peso (vazio/máximo) 8.300/19.200 kg
Comprimento 15,00 m
Envergadura 10,00 m
Altura 5,00 m
Autonomia 3.900 km
Peso (vazio/máximo) 8.300/19.200 kg
Comprimento 15,00 m
Envergadura 10,00 m
Altura 5,00 m
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