quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Brasi - Santa Catarina ainda tem mais de 35 mil desabrigados


Só nesta quarta-feira (3), mais 30 mil pessoas puderam retornar para suas casas em Santa Catarina. O número de desalojados e desabrigados, de acordo com relatório divulgado pela Defesa Civil do estado, passou de mais de 68 mil para pouco mais de 35 mil pessoas.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, 117 mortes já foram confirmadas e pelo menos 32 pessoas estão desaparecidas. Os óbitos foram registrados nas cidades de Brusque (1), Gaspar (16), Blumenau (24), Jaraguá do Sul (13), Pomerode (1), Bom Jardim do Sul (1), Luiz Alves (10), Rancho Queimado (2), Ilhota (37), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro Alcântara (1), Florianópolis (1) e Timbó (1). Um óbito, segundo a Defesa Civil, ainda não teve a cidade identificada.
Os moradores da cidade de Blumenau voltam ao Centro da cidade, onde lojas e supermercados reabriram as portas e tentam retomar a rotina normal. O transporte coletivo na cidade também já está quase normalizado.
globo.com

Somália: Navio da NATO trava piratas

Um navio de guerra da NATO impediu, terça-feira, que uma frota com mais de uma dezena de barcos piratas capturasse cinco navios mercantes no Golfo de Áden, na costa da Somália.
O vaso de guerra, italiano, colocou-se entre os navios mercantes e as lanchas rápidas do grupo de piratas, utilizando fortes jactos de água para repelir os atacantes.
No final de Outubro, a NATO enviou quatro navios (um britânico, um grego, um italiano e um turco) para a costa da Somália, região que tem sido palco de inúmeros ataques de piratas.
CorreioManhã

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Líbano - 130 militares regressaram a Portugal

Cento e trinta militares regressaram a Portugal depois de uma missão de seis meses no Líbano. A aeronave das Nações Unidas traz de volta a casa os 130 militares da Unidade de Engenharia 5 que durante seis meses serviram Portugal no Líbano.
A emoção marcou o reencontro com as famílias, um regresso mesmo a tempo do Natal. No terreno, os militares ajudaram a construir casas, estradas, pontes e escolas.
O custo desta missão é suportado pelas Nações Unidas. Até Maio do próximo ano outro contingente vai assegurar a participação portuguesa no Líbano.
TVI

130 militares portugueses partiram para o Líbano

Há mais de seis meses que estão a ser preparados para integrarem o contingente português no sul do Líbano. Fazem parte da Unidade «Nº 5» de Engenharia e agora têm mais seis meses pela frente para continuarem o trabalho que as tropas portuguesas integradas na UNIFIL estão a realizar naquele pais.
Apesar da preparação e do ânimo a verdade é que estes homens e mulheres vão passar no Líbano o Natal, o Carnaval e ainda a Páscoa.
Portugal participa na Força de Paz das Nações Unidas no sul do Líbano desde Novembro de 2006. No âmbito do reforço da UNIFIL, o exercito português enviou para o terreno uma unidade de engenharia que apoia a mobilidade de todas as tropas estacionadas no Líbano e contribui para a reconstrução e desenvolvimento das infra-estruturas.
TVI