sábado, 3 de abril de 2010

Lisboa: Ameaça de bomba em cacilheiro

Uma ameaça de bomba num cacilheiro que ligava o Seixal a Lisboa obrigou neste sábado à evacuação do barco e a vistorias pela Polícia Marítima e mergulhadores da Armada, disse à Lusa o porta-voz da Marinha, comandante João Barbosa. "Para já nada foi encontrado", afirmou o porta-voz.
A ameaça foi recebida cerca das 07h00 pela Polícia Marítima através da PSP.
Foram seguidos os "procedimentos normais", que passam pela evacuação dos passageiros, vistorias dentro do cacilheiro e vistorias submersas.
Estiveram envolvidos agentes da Polícia Marítima e mergulhadores da Armanda.
In:Correiodamanha

Afeganistão: Cinco soldados afegãos mortos por engano

Cinco soldados afegãos foram mortos perto de Kunduz por engano este sábado pelas tropas alemãs destacadas no norte do Afeganistão, informou o comando militar alemão.
O incidente ocorreu quando um veículo blindado alemão, que se dirigia para Chahar Dara em reforço das forças alemães que aí combatiam insurgentes talibãs, abriu fogo contra um veículo civil que se aproximou, segundo um porta-voz do comando militar alemão em Potsdam.
No entanto, as autoridades locais afegãs têm uma versão diferente do incidente, afirmando que foram seis os soldados mortos e que seguiam num veículo do exército: "Dispararam contra o veículo do exército e mataram por engano seis soldados", disse o governador da província, Mohammad Omar, citado pela Reuters online.
Este incidente ocorreu horas depois de três soldados alemães terem sido mortos e cinco gravemente feridos em combates em Kunduz.
In:Correiodamanha

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Viúva adolescente é apontada como autora de atentado de Moscovo

Uma das mulheres-bomba que cometeu o atentado contra o metro de Moscovo é uma jovem de 17 anos que ficou viúva de um extremista islâmico do Cáucaso, informa o jornal "Kommersant".
De acordo com a publicação a adolescente se chamava Dzhennet Abdurajmanova e era viúva de Umalat Magomedov, um rebelde do Daguestão morto em 2009.
O jornal publica uma fotografia de Abdurajmanova, com rosto de menina e um véu islâmico na cabeça, ao lado de Magomedov. Os dois exibem armas.
In;Globo

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Rússia: Milhares de pessoas evacuadas

Catedral de Kazan
Vários alertas de bomba em catedrais, centros comerciais e estações ferroviárias levaram à evacuação de milhares de pessoas em São Petersburgo, na Rússia.
De acordo com a polícia russa, foram recebidos três telefonemas a anunciar a presença de bombas na catedral de Kazan, em dois centros comerciais e na estação de Moscovo.
Estes acontecimentos surgem na sequência de um ataque suicida no metro de Moscovo na segunda-feira, reivindicado pelo grupo radical islâmico ‘Emirados do Cáucaso’, e outros dois no Daguestão
In:Correiadamanha

quarta-feira, 31 de março de 2010

Número de mortos após novas explosões na Rússia chega a 12

Subiu para 12 o número de mortos após duas explosões no centro da cidade russa de Kizlyar, na república do Daguestão, região do Norte do Cáucaso, nesta quarta-feira (31), informou o Ministério do Interior local às agências internacionais de notícias. Os ataques ocorreram dois dias após os atentados no metro de Moscovo matarem 39 pessoas.
Segundo a polícia, uma das explosões parece ter sido detonada à distância, enquanto a outra teria sido provocada por um suicida.
In:Globo

terça-feira, 30 de março de 2010

Piratas somalis sequestram quase 100 marinheiros indianos

Quase 100 marinheiros indianos foram sequestrados por piratas somalis que capturaram cerca de sete embarcações, indicou hoje o presidente de uma empresa da marinha mercante.
«No sábado tivemos uma informação segundo a qual sete ou oito dos nossos barcos foram capturados por piratas somalis», declarou Kasam Ali, presidente da empresa Kutch Vahanvati Association, situada no Estado de Gujarat, oeste da Índia.
A companhia não tem notícias de cerca de 100 marinheiros que tripulavam os barcos.
Os barcos capturados zarparam da Somália rumo ao Dubai, avançou o jornal The Times of India no respectivo site.
In:Diáriodigital

segunda-feira, 29 de março de 2010

Partida de 70 militares completa contingente no Afeganistão

O último grupo de 70 militares portugueses, que integra o comando da NATO da Força de Reacção Rápida, partiu esta manhã para o Afeganistão a bordo de um avião C-130.
Os militares embarcaram cerca das 10:00 da manhã no Aeródromo de Trânsito n.º 1 de Figo Maduro, no Aeroporto de Lisboa.
Estes militares vão completar a Força Nacional Destacada (FND) no Afeganistão, no total de 162 homens, e têm como objectivo a «manutenção da segurança na capital afegã», Cabul, de acordo com o porta-voz do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA), Ramos de Oliveira.
Os militares nacionais destacados são uma «unidade de combate com capacidade para missões de patrulha de segurança, apoiar eventos governamentais, vigilância e reconhecimento de áreas urbanas», referiu.
O contingente militar português vai assumir no Afeganistão a função de "Força de Reacção Rápida" (QRF - Quick Reaction Force), à semelhança do que o Exército nacional assegurou, naquele mesmo teatro, entre 2006 e o Verão de 2008.
Os militares portugueses, na sua maioria tropas Comandos, vão ficar instalados em Camp Warehouse, a poucos quilómetros da capital do Afeganistão, Cabul, na mesma base que acolheu a QRF portuguesa até agosto de 2008.
In:TSF
Aos Comandos Portugueses o ComandoMotard deseja as maiores felicidades, nesta missão que agora vão iniciar.
Mama Sume

Afeganistão: Helicóptero da Nato despenha-se no sul

Um helicóptero militar da Nato despenhou-se esta segunda-feira no sul do Afeganistão e de acordo com informações locais não existe registo de vítimas mortais, embora 14 militares das tropas internacionais e afegãos tenham ficado feridos. O acidente está a ser investigado e até ao momento não existe qualquer indício que tenha sido provocado pelos rebeldes talibã.
In:Correiodamanha

Moscovo: 36 mortos em atentado no metro

Pelo menos 36 pessoas morreram na sequência de um duplo antentado bombista esta manhã em duas estações de metropolitano de Moscovo, na Rússia. O primeiro ataque aconteceu às 05h00 em Portugal ou seja, eram 08h00 em Moscovo e o metro circulava em plena hora de ponta.
As duas explosões no metropolitano de Moscovo provocaram o caos no centro da capital russa, tendo a polícia sido obrigada a fechar algumas ruas e praças para que os médicos pudessem chegar ao local. Além das vítimas mortais, as autoridades russas dão conta de pelo menos 30 feridos.
De acordo com os serviços de segurança estes ataques bombistas foram levados a cabo por duas mulheres que carregadas com cerca de três quilos de explosivos entraram no metropolitano.
In:Correiodamanha