sábado, 7 de agosto de 2010

Afeganistão: Encontrados 10 corpos crivados de balas

"Cinco homens, todos norte-americanos, e três mulheres - uma norte-americana, uma alemã e uma britânica - foram mortos", declarou Dirk Frans, director-executivo da International Assistance Mission (IAM), organização humanitária para a qual estes clínicos-gerais, oftalmologistas e enfermeiros trabalhavam.
De acordo com o relato do único sobrevivente de uma equipa de 11 pessoas, o grupo, maioritariamente constituído por médicos oftalmologistas, viajava de Badakhshan para a província do Nuristão.
"No último dia apareceu um grupo de homens armados que os alinhou e abateu", referiu Aqa Noor Kintoz, chefe da polícia do Badakhshan.
Caitlin Hayden, porta-voz da embaixada dos Estados Unidos em Cabul, confirmou a existência de norte-americanos entre as vítimas.
"Não podemos confirmar pormenores, mas trabalhamos activamente com as autoridades locais para saber mais sobre a identidade e nacionalidade" das vítimas, afirmou Hayden.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Analistas israelitas advertem para 'terceira guerra do Líbano'

A tensão na fronteira entre Israel e o Líbano, que ficou evidente no incidente que causou a morte de cinco pessoas na terça-feira, pode levar a uma "terceira guerra do Líbano", afirmam analistas israelitas.
Vários desses analistas alertaram que a tensão crescente pode gerar uma escalada grave da violência entre os dois países.
Depois da primeira guerra do Líbano, em 1982 e da segunda, em 2006, a expressão "terceira guerra do Líbano" torna-se mais frequente nos veículos de comunicação israelitas.
Segundo o ministério, nos últimos anos houve uma "longa lista" de violações por parte do Líbano, "principalmente o armamento maciço do Hezbollah no sul do Líbano".
"Israel considera o governo libanês responsável pelo grave incidente e adverte sobre possíveis consequências se as violações continuarem", afirma o ministério israelita.
In:Globo

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Confrontos entre tropas israelitas e libanesas

Tropas israelitas e libaneses envolveram-se esta terça-feira numa troca de tiros na fronteira entre os dois países, que fez pelo menos 5 mortos.
Os confrontos começaram, alegadamente, quando militares israelitas entraram em território libanês para cortar uma árvore, e foram alvejados por soldados libaneses. As tropas israelitas responderam ao fogo e pediram o apoio da artilharia e de um helicóptero, que bombardeou posições numa aldeia fronteiriça libanesa.
Segundo várias fontes, a escaramuça provocou pelo menos quatro mortos do lado libanês - três soldados e um jornalista - e um morto do lado israelita.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Submarino Tridente já está em Portugal

O Tridente, o primeiro dos dois submarinos adquiridos pelo Estado português à companhia alemã Ferrostal, passou esta manhã, cerca das 10h00, junto à Ponte 25 de Abril, com destino à Base naval do Alfeite.
O submersível entrou no rio Tejo acompanhado por dois rebocadores e por dezenas de outras embarcações, além de um helicóptero Lynx da Marinha Portuguesa que sobrevoa a embarcação desde a entrada do Tejo.
In:Correiodamanha

Tropas holandesas deixam Afeganistão

As tropas holandesas da ISAF entregaram este domingo o comando da província afegã de Uruzgan às forças norte-americanas e australianas, colocando assim um ponto final na sua missão de quatro anos no Afeganistão.
A Holanda torna-se, assim, o primeiro país-membro da NATO a retirar as suas tropas do Afeganistão, numa altura em que o conflito se encontra numa fase considerada decisiva.
O contingente holandês era constituído por 1950 militares e estava no Afeganistão desde 2006, tendo sofrido 24 baixas mortais.
Recorde-se que desavenças políticas sobre o eventual prolongamento da missão da Holanda no Afeganistão provocaram, em Fevereiro, a queda do governo holandês.
In:Correriodamanha

domingo, 1 de agosto de 2010

Violência no Iraque deixa 535 mortos em julho

O mês de Julho foi o mais violento no Iraque nos últimos dois anos, com 535 mortes, incluindo a de 396 civis, revela um boletim divulgado neste sábado (31) pelos ministérios da Saúde, Defesa e Interior.
Além dos 396 civis, foram mortos em Julho 89 policiais e 50 soldados em actos violentos.
Julho foi o mês mais sangrento no Iraque desde maio de 2008, quando ocorreram 563 óbitos.
Em Julho de 2010 a violência no Iraque também deixou 1.043 feridos, sendo 680 civis, 198 policiais e 165 militares.
In:Globo