sábado, 6 de junho de 2009

Airbus: Primeiros corpos resgatados

As autoridades brasileiras anunciaram este sábado a descoberta de corpos de ocupantes do Airbus da Air France que desapareceu na madrugada de segunda-feira. Segundo a Aeronáutica brasileira, foram ainda resgatados objectos e peças do avião da Air France.
Após cinco dias de buscas sem sucesso, o Comando da Aeronáutica informou os primeiros resultados concretos do Airbus A330, que caiu no oceano Atlântico na noite do último domingo. 'Às 8h14 deste sábado (12h14 hora de Lisboa), tivemos a confirmação do resgate de peças e corpos que pertenciam ao voo da Air France', afirmou o Coronel Jorge Amaral, vice-chefe do Centro de comunicação da Aeronáutica.
A visualização foi feita graças ao bom tempo a 69,5 km do ponto onde houve a última comunicação co o Airbus A330 (a cerca de 900km de Fernando de Noronha). 'Os avistamentos foram feitos durante a semana, mas não poderíamos falar antes da confirmação, o que aconteceu hoje ', afirmou o militar.
De acordo com o site da Globo foram encontrados dois corpos de homens, além de uma mala de couro com um bilhete da Air France e uma mochila com um computador portátil. Foi ainda encontrada um banco azul com número de série 237011038331-0, que a aeronáutica brasileira vai confirmar junto da Air France se corresponde à aeronave.
Entretanto, na base da aeronáutica de Fernando de Noronha já foi preparada uma estrutura para receber os corpos, sendo que a análise e os testes de compatibilidade com as amostras de ADN recolhidas hoje junto dos familiares das vítimas será feita no Instituto de Medicina Legal do Reciife.
In:CorreioManhã

Destroços do avião da Air France continuam por encontrar - Airbus emitiu 24 sinais de anomalia

O Airbus A-330 desaparecido dos radares na madrugada de segunda-feira emitiu 24 sinais de anomalia nos sistemas durante os quatro minutos, antes de sair da zona de localização do radar do Rio de Janeiro. Investigadores franceses revelam ainda que no dia do acidente as condições meteorológicas não eram “particularmente excepcionais” que levem a crer que essa terá sido essa a causa do incidente.
As autoridades brasileiras reconheceram entretanto que se perdeu a provável localização dos destroços do avião, depois de ontem ter sido revelado que afinal os objectos encontrados pelos navios da marinha mercante não eram do aparelho da Air France.
SENSORES DE VELOCIDADE TROCADOS
A Air France enviou ontem uma informação aos seus pilotos, dizendo que a companhia está a trocar os instrumentos que ajudam a medir a velocidade de voo em todos os aviões da Airbus.
Uma das hipóteses para o acidente do voo 477, que ia do Rio de Janeiro a Paris e desapareceu com 228 pessoas a bordo, é a de leitura incorrecta da velocidade do aparelho.
in:CorreioManhã

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sintra: PJ detém quatro pessoas e apreende 79 armas de fogo

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de quatro homens e a apreensão de 79 armas de fogo durante uma operação de combate ao tráfico de armas e posse proibida na zona de Sintra.Na sequência da intervenção da Unidade Nacional de Contra-Terrorismo (UNCT) em colaboração com o Ministério Público de Sintra, desencadeada quarta-feira, foi possível apreender 14 revolveres, 12 pistolas, 27 carabinas e 26 espingardas, bem como dois silenciadores, sete miras telescópicas, cinco partes essenciais de armas de fogo, um aparelho de pontaria holográfica e mais de uma centena de munições, segundo comunicado da PJ.
Expresso

Brazil - Homem ensina filho e sobrinha pequenos a roubar e matar


in:globo.com

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Coreia do Norte: Navio militar em Seul

Um navio militar de Pyongyang entrou esta quinta-feira em águas da Coreia do Sul, violando o limite da fronteira marítima entre as duas Coreias.
A embarcação atravessou a fronteira marítima do Mar Amarelo, regressando às aguas do seu país cerca de uma hora depois. Quando o navio de Pyongyang ultrapassou os limites fronteiriços marítimos, recebeu imediatamente um sinal de reprovação de uma embarcação da Coreia do Sul. Este incidente aumentou o clima de tensão entre as duas Coreias, sobretudo depois do ensaio nuclear norte-coreano realizado pelo regime comunista de Pyongyang em Maio último e contestado pela comunidade internacional.
In:CorreioManhã

GNR - Militar suicida-se no posto

O cabo José Lopes, 43 anos, estava ontem de folga. E a meio da tarde quis ir ao posto da GNR de Colares, Sintra, onde prestava serviço há sete anos. Tomou café com colegas, entrou no posto e, longe dos olhares de todos, matou--se com um tiro na cabeça, disparado pela pistola Walther P38, arma de serviço. Foi o sexto caso de suicídio na GNR, apenas este ano.
In:CorreioManhã

quarta-feira, 3 de junho de 2009

França descarta problemas no Airbus antes da descolagem


O chefe do escritório de investigação e análises de acidentes aéreos na França, Paul-Louis Arslanian, disse nesta quarta-feira (3) que pretende realizar um relatório minucioso para tentar esclarecer as causas do acidente que envolveu o Airbus do voo 447 da Air France, ocorrido na ultima segunda-feira. Ele afirmou em entrevista colectiva que está descartada a hipótese de que a aeronave descolou do Rio com algum defeito. "Nenhuma conclusão pode ser tomada agora", disse Arslanian.
Segundo ele, o trabalho de investigação será dividido em várias frentes distintas e contará com informações e com a colaboração do Brasil. O primeiro passo seria localizar e recolher o maior número possível de destroços da aeronave, para que sua equipe possa estudar as peças exaustivamente. Outra medida será investigar as decisões e a operação do piloto. Outro caminho é analisar as características do Airbus 330.
O chefe do escritório de investigação de acidentes aéreos na França quer entregar um esboço do relatório no final de Junho.
In:globo.com

terça-feira, 2 de junho de 2009

Exército dos EUA usa Twitter para informar operações no Afeganistão

Os comandantes do Exército dos Estados Unidos lançaram nesta terça-feira (2) sua "estratégia em rede social" para o Afeganistão, usando o popular serviço de microblog Twitter para divulgar informações sobre algumas de suas operações.
Com isso, no mais recente fenômeno das redes sociais a pergunta "O que você está fazendo?" poderá ter como resposta dos militares norte-americanos que estão em missão no Afeganistão: "Matando talibãs".
globo.com

Buscas ao avião da Air France desaparecido no Oceano Atlântico entram no segundo dia


As buscas ao avião Airbus da Air France desaparecido sobre o Oceano Atlântico entraram no segundo dia nesta terça-feira (2).
O avião sumiu dos radares depois de sofrer uma avaria após atravessar uma área de turbulência. Havia 228 pessoas a bordo. As circunstâncias do desaparecimento ainda são um mistério.
Segundo a Air France, o desaparecimento do Airbus 330-200 ocorreu a meio caminho entre as costas brasileiras e africanas.
As autoridades francesas reconheceram que são escassas as possibilidades de encontrar sobreviventes, mais de 30 horas depois do acidente, ocorrido numa zona marítima de grande profundidade, pouco mais de quatro horas depois da descolagem do Aeroporto do Galeão, no Rio. Dois aviões militares franceses (um Breguet Atlantique e um Falcon 50) recomeçaram de madrugada as operações de busca, um deles numa região onde um piloto da TAM disse ter visto "manchas alaranjadas", mas nada foi achado .
In:globo.com

Incêndio atinge depósito em Los Angeles

Fogo atingiu depósito na região de North Hollywood, em Los Angeles, nesta segunda. Diversas explosões atingiram o local após o início do incêndio que durou muitas horas. Um bombeiro passou mal durante a tentativa de apagar o fogo (Foto: Dan Steinberg/AP)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Avião da Air France desaparecido

Um avião da Air France com 228 passageiros oriundo do Rio de Janeiro rumo a Paris, desapareceu esta madrugada dos radares. Horas após a descolagem os pilotos comunicaram uma avaria eléctrica no avião. A companhia francesa admite a hipótese do avião ter sido atingido por um raio.
O A 330 da Air France deveria ter chegado ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, pelas 10h10 mas até ao momento não existem informações sobre o paradeiro deste avião que transporta 216 passageiros e 12 tripulantes, prefazendo um total de 228 pessoas.
O avião foi detectado pela última vez pelos radares às 04h20 da madrugada a cerca de 300 quilómetros a norte de Natal, no Brasil. O radar seguinte de localização seria em Cabo-Verde mas já não foi possível localizar o aparelho. A tripulação do avião deixou de responder às chamadas dos controladores aéreos pelas 07h00 da manhã.
Horas depois da descolagem, os pilotos terão comunicado à torre de controle que existiam problemas eléctricos a bordo, um curto-circuito que se deu após sobrevoarem uma zona de grande turbulência.
As autoridades francesas encaram a hipótese de acidente, alegando que o aparelho não teria combustível para continuar a sobrevoar. Sabe-se que pelo menos 60 passageiros são de nacionalidade francesa e 5 de nacionalidade italiana.
A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas reuniu de emergência e está, em conjunto com o Consulado Brasileiro a averiguar se existia algum português a bordo.
in:CorreioManhã

Coreia do Norte prepara míssil de longo alcance, diz os EUA

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, declarou nesta segunda-feira (1) que há indícios de que a Coreia do Norte está desenvolvendo um míssil balístico de longo alcance, mas disse que "ainda não está claro o que vão a fazer com ele".
Gates, de visita oficial às Filipinas, reiterou em entrevista colectiva que a melhor forma de responder à ameaça norte-coreana é formar uma frente multilateral comum.
Navegação proibida
Segundo a agência Yonhap, a Coreia do Norte proibiu a navegação de seus navios até o final de Julho em uma área do Mar Ocidental (Mar Amarelo), o que a Coreia do Sul acredita como sendo um sinal de uma possível "provocação" do regime comunista.
As tropas da Coreia do Sul estão em alerta depois do teste nuclear norte-coreano do dia 25 de maio e seu subsequente lançamento de vários mísseis de curto alcance no Mar do Leste (Mar do Japão).
In:globo.com

domingo, 31 de maio de 2009

EUA falam em diplomacia, mas admitem ‘outras opções’ contra a Coreia do Norte


Os Estados Unidos afirmaram neste domingo (31), através do Pentágono, que a prioridade para resolver a questão nuclear da Coreia do Norte é a “diplomacia”. Mas a afirmação vem com um porém. “A conversa entre as seis partes preferem o caminho da diplomacia”, afirmou o secretário de imprensa do Pentágono Geoff Morrell, se referindo às conversas entre as duas Coreias, China, Rússia, Japão e, claro, os EUA. “Mas se a conversa entre as seis partes não obterem resultado, nós estamos procurando, conforme (Robert) Gates colocou, nós temos que procurar por outras soluções... para nos defender, se isso se tornar necessário”, completou ele em entrevista para a agência de notícias “Reuters”.
Ainda no sábado, os Estados Unidos enviaram a primeira leva de caças para uma das suas bases montada em Kadena, na província japonesa de Okinawa . Um satélite espião aponta que a Coreia do Norte deve fazer um novo teste nuclear com um míssil de longo alcance. O governo de Pyongyang, porém, não negou e nem confirmou a informação.
globo.com

Paquistão - Dezenas de talibãs mortos

Os confrontos entre as forças de segurança paquistanesas e os rebeldes talibãs na região fronteiriça com o Afeganistão causaram este domingo cerca de 50 mortos.
Durante o confronto, dois soldados paquistaneses perderam a vida e outros 23 ficaram feridos.
A luta na província do Waziristão do Sul agravou-se nos últimos dias com a intensificação da campanha militar paquistanesa contra os rebeldes talibãs.
CorreioManhã