sábado, 19 de junho de 2010

Mísseis teleguiados dos EUA matam 11 supostos rebeldes no Paquistão

Onze supostos rebeldes morreram neste sábado (19) no disparo de dois mísseis por um avião sem piloto americano contra zonas tribais no noroeste do Paquistão, onde a CIA combate os talibãs e a rede terrorista da al-Qaeda.
O ataque aconteceu na aldeia de Inzarabad, situada a 25 km de Miranshah, principal localidade do Waziristão do Norte, um dos redutos dos talibãs ligados à Al-Qaeda.
As fontes de segurança não informaram a nacionalidade dos combatentes abatidos.
In:Globo

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Queda de caça sul-coreano mata os dois ocupantes

Um caça F-5 da Coreia do Sul caiu nesta sexta-feira (18) na costa da província de Gangneung, 237 km a leste de Seul, por volta das 10h30 locais , segundo a agência local "Yonhap". Um piloto e um tripulante morreram.
A aeronave descolou para um treino, mas desapareceu do radar menos de uma hora após deixar a base da cidade costeira. A causa do acidente não foi divulgada.
Os corpos do piloto e do tripulante foram localizados. Um deles foi encontrado amarrado a um para quedas, o que indica que ele tentou se ejectar. Equipas sul-coreanas tentam recuperar os destroços do jacto espalhados nas águas.
O caça F5 é um modelo que começou a ser utilizado no mundo nos anos 1960 e ainda cumpre normalmente as funções de treino de novos pilotos.
In:Globo

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Somália - Milícia mata e tortura quem assiste aos jogos do Mundial

O Mundial de Futebol não é apenas sinónimo de golos, festa e animação. Na Somália é também sinónimo de terror e pânico. Tudo porque o grupo integrista islâmico Al Shabab começou a percorrer as habitações dos somalis à procura de adeptos que estejam a assistir jogos do Campeonato do Mundo na televisão, depois da milícia ter decretado a sua proibição.
Só no último fim-de-semana, o grupo efectuou o rapto de 30 jovens em Afgoi, perto da capital Mogadíscio. Durante o mesmo período, na região norte do país, 10 outros adeptos do futebol, sendo depois torturados. Uma das vítimas chegou mesmo a ser baleada, vindo a falecer já no hospital.
In:Correiodamanha

terça-feira, 15 de junho de 2010

Espanha limitará uso da burqa em público

O ministro da Justiça espanhol, Francisco Caamaño, anunciou hoje que a nova lei de liberdade religiosa, que o Governo está a preparar, restringirá o uso da burqa ou niqab nos espaços públicos.
"Acreditamos que há elementos como a burqa que são dificilmente compatíveis com a dignidade do ser humano e sobretudo com elementos fundamentais nos espaços públicos como a identificação", disse Caamaño.
O uso de véus integrais, como a burqa e niqab, em espaços públicos em Espanha tem estado a suscitar um intenso debate nos últimos meses.
Várias autarquias aprovaram já ou anunciaram que vão aprovar medidas para impedir o seu uso em repartições públicas.
Algumas forças políticas querem que a proibição se alargue a todos os espaços públicos, incluindo nas ruas.
In:Diário Digital/Lusa