quarta-feira, 16 de julho de 2008

Iraque - Governo e exército prestes a lançar ofensiva contra terroristas

A tensão está a crescer no Iraque. O Governo e o exército estão prestes a lançar um ataque militar contra os grupos terroristas que actuam na região sunita a Norte de Bagdad.
Um ataque suicida provocou a morte de pelo menos 28 recrutas do exército iraquiano, esta terça-feira, na cidade de Baquba. Várias ambulâncias compareceram no local, logo após a explosão. Dezenas de corpos foram retirados já sem vida e muitos outros transportados para o hospital.
Dois bombistas suicidas fizeram-se explodir no interior do centro de recrutamento. As vítimas são na maior parte jovens que faziam fila para se alistarem. Um dos bombistas conduzia um carro-bomba e vestia um uniforme do exército. O outro trajava à civil e fez-se explodir logo depois. As explosões apanharam de surpresa centenas de jovens e causaram mais de 50 feridos. O balanço é ainda provisório, uma vez que há um elevado número de feridos graves.
Baquba é uma cidade multi-étnica, onde coexistem xiitas, sunitas e curdos. A cidade é um bastião da al Qaeda no Iraque e nos últimos meses tem sido palco dos mais sangrentos ataques suicidas contra civis e militares.
TVI

Sem comentários: