quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Lisboa: PSP detém «aceleras» que faziam corrida na cidade


O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa deteve terça-feira, quatro pessoas que «decidiram» realizar uma «corrida» pelas ruas de Lisboa, tendo um deles atingido os 234 quilómetros/hora, sendo detidos na ponte Vasco da Gama, 11 quilómetros depois.
«Detectámos no Túnel do Grilo quatro indivíduos que estavam a fazer uma corrida, que só soubemos depois, tendo sida iniciada a perseguição dos mesmos, sendo que dois desistiram entretanto, até conseguirmos interceptá-los a meio da ponte Vasco da Gama», explicou à Lusa, Paula Monteiro, Subcomissária do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa.
«Seguimos os indivíduos por um percurso de cerca de 11 quilómetros, sendo que os dois interceptados no tabuleiro da ponte Vasco da Gama chegaram a atingir 234 e 207 quilómetros/hora», disse.
A acção de fiscalização decorreu entre as 00:00 e as 05:00 de terça-feira pelas principais artérias da cidade de Lisboa, utilizando vários veículos descaracterizados e equipados com o sistema «Provida 2000».

O sistema «Provida 2000» é um equipamento utilizado nas viaturas «à paisana» da PSP e consiste num equipamento de vídeo e gravação das infracções, permitindo ao agente a visualização em tempo real dentro das próprias viaturas.
Durante a acção de fiscalização foram registadas ainda várias infracções, 32 por excesso de velocidade, oito por falta de inspecção periódica, três por falta de seguro de responsabilidade civil, três veículos apreendidos por alteração de características, 38 infracções de vários tipos como falta de cinto, falta de luzes, uso de telemóveis, manobras perigosas, entre outros.
Segundo Paula Monteiro, «a maioria das infracções por excesso de velocidade» resultaram em contra-ordenações «graves e muito graves».
Diário Digital / Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

Contrariamente ao veiculado nos orgãos de comunicação social o veiculo controlado a 234 Km/H se for um recorde só o é para a PSP. Na BT/GNR já vai sendo habitual contolar veiculos a mais de 250 Km/H.