sexta-feira, 4 de abril de 2008

Crime: Relatório de Segurança Interna

O Relatório de Segurança Interna de 2007, que aguarda aprovação na Assembleia da República, mostra que as participações de crimes relacionados com posse e tráfico de armas ilegais aumentaram 19,7 por cento em relação a 2006. No ano passado as autoridades policiais receberam 1441 participações destes crimes, mais 237 do que as verificadas no ano anterior.
O crescimento da criminalidade associada às armas ilegais pode ser explicado pela entrada em vigor da nova lei sobre uso e porte de armas, que trouxe novas limitações e uma maior exigência para a atribuição de licenças.
fonte da Direcção Nacional da PSP explicou ao CM que a subida das participações deste tipo de criminalidade se deve também ao reforço dos poderes das polícias para intervir: 'A nova lei confere às polícias a capacidade de fazer operações especiais de combate ao tráfico de armas. É possível, por exemplo, fazer buscas domiciliárias e a pessoas sem ser necessário o mandado do Ministério Público. Caso seja necessário fazer detenções o processo também é muito mais expedito.' Com mais operações na rua, os resultados apareceram. O general Leonel de Carvalho, secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança – a entidade responsável pela elaboração do Relatório de Segurança Interna – concorda com esta ideia: 'As alterações à lei das armas e a adopção de uma postura mais pró-activa das forças policiais ajudam a explicar a subida dos crimes de detenção e tráfico de armas.'
Leia mais em:

Sem comentários: