sábado, 12 de janeiro de 2008

Iraque: Ataques contra EUA com minas do Irão aumentaram

Os ataques contra os soldados norte-americanos no Iraque com engenhos explosivos que podem vir do Irão aumentaram de modo espectacular desde o início do ano, disse hoje o comandante das tropas dos Estados Unidos no Iraque, general David Petraeus.
Uma redução de tais ataque tinha sido observada durante os meses precedentes, mas «este ano, nos últimos 10 dias, os EFP (minas conhecidas como »projécteis com formação explosiva«) aumentaram, duplicaram ou triplicaram, e francamente estamos a tentar determinar o que isso significa», declarou o general Petraeus à imprensa durante uma visita do presidente George W. Bush ao Campo Arifjan, base norte-americana no Kuwait.
Os EFP, mais aperfeiçoados que os engenhos explosivos artesanais utilizados à beira de estradas, são capazes de furar a blindagem e já causaram perdas consideráveis nas fileiras norte-americanas. Os Estados Unidos consideram que eles têm assinatura iraniana.
O general não indicou o número de ataques ou de vítimas e também não disse em relação a que período era feita a comparação com os primeiros dias do ano.
Petraeus falava depois de Bush ter reclamado novamente ao Irão que deixe de apoiar os grupos que combatem os soldados norte-americanos.
Segundo o general, os norte-americanos tentam perceber se se trata de uma «mudança de política» ou «se se passa outra coisa».
in:DiárioDigital

Sem comentários: