segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Venezuela comprará 5 mil armas russas Dragunov, diz Chávez

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, revelou domingo que comprará 5 mil metralhadoras Dragunov à Rússia para a «guerra de guerrilhas», ignorando as críticas dos Estados Unidos sobre a aquisição de armas por parte do país sul-americano.


Enquanto Washington proibiu a venda à Venezuela de armas com tecnologia norte-americana, devido ao constante confronto verbal entre o dois países, o governo de Chávez adquiriu equipamento militar da Rússia.
«Vou comprar aos russos 5 mil metralhadoras Dragunov (...) com a melhor mira do mundo, com infra-vermelhos para visão nocturna», disse Chávez no seu programa semanal de rádio e televisão, «Alô, presidente», reiterando que as armas serão para a guerra de guerrilhas.
«Imperialista que apareça, nós derrubá-lo-emos», acrescentou.


Chávez, que já tinha anunciado a compra das armas para franco-atiradores, embora sem revelar a quantidade que planeava adquirir, assegura que os Estados Unidos tentam derrubá-lo e inclusivamente matá-lo.
Dias antes, o sub-secretário da Defesa dos Estados Unidos para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Stephen Johnson, disse em Bogotá que os seus vizinhos deviam ter cautela face à compra de armas pela Venezuela, que já gastou milhões de dólares na compra de armas, embarcações, aviões e helicópteros russos.
A Venezuela também está a negociar também a compra de submarinos russos.
Chávez, que se declara reiteradamente inimigo do «império», assegurou que os países da América Latina precisam colaborar entre si e não liberalizar o comércio com os Estados Unidos e Europa.
In: Diário Digital

Sem comentários: