quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Um militar britânico e o intérprete mortos em Kandahar

Um soldado britânico e seu intérprete morreram hoje em Kandahar, no sul do Afeganistão, e dois militares do mesmo país ficaram feridos durante uma operação de patrulha da Força Internacional de Assistência e Segurança da NATO (ISAF).


A nacionalidade das vítimas foi confirmada pelo Ministério da Defesa britânico (MoD), pouco depois de a ISAF ter anunciado, em comunicado divulgado em Cabul, a morte de um soldado, sem avançar a nacionalidade, conforme as regras estabelecidas pela Força Internacional.
«Pouco depois da meia-noite, hora local, o veículo que transportava estes soldados do 51º batalhão da Royal Air Force (Força Aérea britânica), que patrulhava os arredores do aeroporto de Kandahar foi atingido por uma explosão», adiantou o Ministério britânico.
Os militares foram transportados por helicóptero para a base do aeroporto de Kandahar. A morte de um dos militares foi constatada à chegada. O tradutor morreu pouco depois. Os outros dois soldados encontram-se ligeiramente feridos, segundo o Ministério.
«As tropas da ISAF e os seus intérpretes trabalham diariamente num ambiente de enorme dificuldade. A incerteza e o risco que enfrentam são evidentes», afirmou no comunicado da ISAF o seu porta-voz, coronel Bridget Rose.
Um novo contingente português, composto por 110 militares, chegou quarta-feira ao Afeganistão, mas «ainda não está a cumprir operações operacionais», disse hoje à Lusa, o major Vieira, porta-voz das Forças Armadas.
A maioria dos soldados britânicos, cerca de 7.000 no total, está destacada no sul do Afeganistão.
Com mais esta baixa sobe para 74 o número de soldados britânicos mortos no Afeganistão, onde já morreram este ano 155 soldados estrangeiros.
In: Diário Digital/Lusa

Sem comentários: