quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Recomeçaram os confrontos no Congo

É talvez dos poucos sítios no mundo onde a maioria não faz a mais pequena ideia de quem é Barak Obama. Talvez dentro de algum tempo, o novo presidente do país mais poderoso do mundo, faça alguma coisa pelos habitantes da República Democrática do Congo. Por enquanto estão outra vez em fuga. Depois de alguns dias de cessar-fogo em que aproveitaram para regressar a casa. Agora é outra vez a debandada para milhares que fogem dos combates que recomeçaram.
Os «Mai Mai» são uma conhecida milícia que combate lado a lado com as tropas governamentais do Congo. Os «Mai Mai» são agora acusados pelos rebeldes de terem sido eles a quebrar o cessar-fogo.
O som de artilharia é a prova de que a situação continua má. De visita à região, o enviado do secretário-geral das Nações Unidas, defendeu o envio de mais capacetes azuis, agora com autorização para atirar. Sem data para regressar outra vez a casa, vale a ajuda humanitária que já começou a chegar. Ontem foram distribuídas rações de sobrevivência para 10 dias. Um já passou.
TVI

Sem comentários: