sexta-feira, 21 de março de 2008

Al-Qaeda: Ameaça de Bin Laden à Europa

“Portugal está em alerta constante contra o terror”
Bin Laden ameaça "castigar de forma severa" a União Europeia, na sequência da recente publicação de caricaturas ao profeta Maomé, mas "Portugal não altera, para já, os níveis de alerta". O discurso do líder da al-Qaeda vai ser alvo de "uma análise cuidada por parte dos nossos serviços de informação", adianta ao CM o tenente-general Leonel Carvalho, e a atitude a seguir é de "prevenção e de constante vigilância e alerta", assegura o secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança.
"A capacidade de resposta tem a ver com ameaças concretas – para já nada altera aquilo que é uma ameaça global, desde 11 de Setembro de 2001", o ataque às Torres Gémeas, em Nova Iorque. "Não há alterações no discurso de bin Laden, nem sobre os alvos preferenciais, sendo a Europa sempre referenciada. E no que diz respeito a Portugal, é um alvo potencial mas não deverá ser prioritário, em princípio e de acordo com os elementos disponíveis", segundo Leonel Carvalho. "Nesta altura, a principal defesa é procurar informações e trocá-las, através da cooperação internacional. Os serviços de informação estão atentos a qualquer facto novo – tal como a Polícia Judiciária, com competências na vigilância e na troca de informações, a nível bilateral e através da Interpol e da Europol."
Na gravação divulgada quarta-feira pela al-Jazeera, o líder da al-Qaeda afirma que a Europa será "seriamente castigada" por causa da publicação das caricaturas de Maomé e acusa o Papa Bento XVI de estar por detrás de uma "nova cruzada" contra o islão. O Vaticano rebateu já as acusações, considerando-as "infundadas", e lembrou que o Papa condenou publicamente a publicação das caricaturas de Maomé por vários jornais europeus, tanto em 2006 como já este ano. "É natural que ele [bin Laden] tente juntar o Papa e o Vaticano à sua lista de inimigos, mas isso não é correcto", afirmou um porta-voz da Santa Sé.
Entretanto, a al-Jazeera divulgou ontem mais um excerto da mensagem do líder da al-Qaeda, na qual ele apela aos palestinianos para usarem "ferro e fogo" para acabar com o bloqueio israelita. A MENSAGEM
"Vocês passaram todos os limites (...) ao publicar estas caricaturas insultuosas. Por isso, a resposta será ainda mais dura."
"A resposta irão vê-la e não ouvi-la, e que as nossas mães nos castiguem se a nossa mensagem de Deus não for vitoriosa."
"A publicação destes desenhos está relacionada com uma nova cruzada na qual o Papa e o Vaticano desempenham um papel central."
Osama bin Laden
In
Correio da Manhã

Sem comentários: