sábado, 11 de abril de 2009

Somália - Piratas assaltam novo navio no Golfo de Aden

Piratas somalis conseguiram assumir o controlo de um navio no Golfo de Aden, provocando a preocupação da NATO, de acordo com o seu porta-voz a bordo da fragata portuguesa «Corte-Real», Santos Fernandes. «O caso ainda está a ser investigado», declarou.
«A informação que temos neste momento é que o navio está na posse dos piratas», confirmou o relações públicas, explicando que «é a situação mais preocupante e para a qual estamos mais próximos a alertas», apesar de a NATO estar preocupada com a situação em geral, ao largo da costa da Somália.
Questionado sobre o alegado mau-estar a bordo da «Corte-Real» em relação ao subsídio de risco, o responsável garantiu que não observou qualquer ambiente de descontentamento, admitindo, no entando, que as acções que estão a ser realizadas pela fragata de patrulha contra a pirataria no Golfo de Aden envolvem «alguns riscos».
«Têm estado a investigar todos os contactos suspeitos, que poderão constituir uma ameaça de pirataria», argumentou Santos Fernandes, revelando que «os piratas estão armados e já houve, pelo menos, um caso de ataque a um navio em que houve guerra».
http://diariodigital.sapo.pt/~
Fragata NPR Corte Real
O NRP CORTE-REAL foi construído, em 1991, nos estaleiros HDW (Kiel, Alemanha), tendo sido o terceiro navio da classe "Vasco da Gama".Foi aumentado ao efectivo em 22 de Novembro de 1991, tendo largado de Kiel em finais de Janeiro de 1992 para atracar pela primeira vez em território nacional no dia 1 de Fevereiro de 1992, no porto da Praia da Vitória na Ilha Terceira do Arquipélago dos Açores.Corte-Real nome de uma família distinta de navegadores dos séculos XV e XVI, com o nome ligado ao descobrimento da Terra Nova, cerca do ano de 1472, por João Vaz Corte-Real.

Sem comentários: