quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Israel lançou satélite sofisticado para vigiar o Irão

Autoridades da defesa israelita anunciaram que o governo lançou hoje um sofisticado satélite espião para observar eventos no Irão mesmo durante a noite ou com tempo encoberto. O Tecsar é um satélite que poderá controlar o programa nuclear iraniano, que segundo os Estados Unidos e Israel visa a produção de armas nucleares.
O satélite, desenvolvido pelas Indústrias Aeroespaciais de Israel (IAI), opera com um sistema especial de radar que permite ter uma visão muito maior do que a dos satélites Ofek, que usam câmeras, segundo oficial que pediu anonimato.
Israel apoia os esforços americanos para que a comunidade internacional aprofunde sanções contra Teerão devido ao seu programa nuclear. O Irão afirma que seu programa visa exclusivamente a geração de electricidade. A companhia confirmou o lançamento do satélite num comunicado. "O Tecsar é o primeiro satélite desse tipo desenvolvido em Israel, e está entre os mais avançados sistemas espaciais do mundo", diz o documento.

Cooperação

O satélite possui um sistema de imagens baseado na tecnologia SAR (synthetic aperture radar), segundo o comunicado. O desenvolvimento e lançamento custou dezenas de milhões de dólares, afirmaram autoridades israelitas. Em duas semanas imagens do aparelho começarão a ser analisadas. Especialistas israelitas e indianos cooperaram no lançamento do satélite através de um foguete indiano a partir do sudeste da Índia, informou a IAI.
O satélite pesa cerca de 300 quilos segundo o jornal israelita Haaretz. O país opera satélites de reconhecimento, incluindo Ofek 5 e Ofek 7, e vários satélites comerciais como os da séries Amos e Eros, informa o jornal.
In: Tarde Online

Sem comentários: