sábado, 26 de janeiro de 2008

Russos fizeram tiro ao largo da costa portuguesa - Lançamento de mísseis obriga ao desvio de rotas comerciais

Levantaram do porta-aviões russo e, já este mês, lançaram mísseis ao largo da costa portuguesa. Os aviões de guerra pertencem a uma esquadra habitualmente estacionada no Mar do Norte, mas, uma vez em trânsito por águas internacionais, avisaram a Marinha portuguesa para o exercício – terão sido desviados aviões comerciais e navios daquela rota.
O porta-voz da Marinha, comandante João Barbosa, confirma ao CM o exercício e a constante monitorização do mesmo, por parte do Comando Naval Português. Mas não adianta a quantidade, o tipo de mísseis disparados, características dos aviões utilizados no lançamento ou os dias em que o exercício decorreu. Sabe-se, apenas, que tudo aconteceu fora da Zona Económica Exclusiva.
“Um pedido de autorização para exercícios de tiro implica avisos às navegações aérea e mercante que poderão, eventualmente, estar dentro da nossa área de responsabilidade”, diz o comandante João Barbosa.
A passagem da frota naval russa foi sempre monitorizada junto à costa portuguesa – mas fica também por esclarecer se foram utilizados da parte do Comando Naval Português aviões de vigilância ou submarinos.
Este exercício praticamente coincide com a chegada a Portugal, hoje, do cruzador russo ‘Moskva’ navio de guerra que estará até segunda- -feira atracado no Porto de Lisboa. Neste caso não há segredos militares por desvendar e o ‘Moskva’ vai estar aberto a visitas públicas das 14h00 às 18h00 de amanhã e, no domingo, entre as 14h00 e as 17h00.
Segunda-feira, antes de o navio de guerra zarpar, está agendado um exercício conjunto com uma fragata da Marinha portuguesa. Já o tipo de exercício, é confidencial.
In:Correio da Manhã

Sem comentários: