segunda-feira, 28 de julho de 2008

Turquia - Duplo atentado mata em Istambul

A explosão de dois engenhos explosivos, no domingo à noite, numa avenida comercial de Istambul, na Turquia, causaram a morte de pelo menos 16 pessoas e ferimentos em cerca de 150, segundo o último balanço oficial do Governo Civil de Istambul. As autoridades afirmam que se tratou de um atentado e atribuem a sua responsabilidade ao PKK.
O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) está classificado como organização terrorista por Ancara, Washington e Bruxelas (União Europeia).Segundo a agência de informação AFP, um primeiro engenho, de fraca potência, explodiu junto a uma cabina telefónica da principal avenida de comércio do bairro de Gungoren, uma zona residencial na margem europeia do Bósforo. Minutos depois, uma segunda explosão, esta de forte potência, atingiu a multidão que se começava a juntar nas imediações do local.
Segundo a televisão turca NTV, o governador estadual, Muammer Guler, considera ser muito cedo para apontar culpados, mas disse não duvidar que se tratou de um 'ataque terrorista'. A polícia, adiantou, está já a visionar imagens captadas pelas câmaras de segurança de estabelecimentos comerciais da zona para tentar identificar os autores dos atentados.Para já, sabe-se que o atentado não foi perpetrado por suicidas e que as bombas terão sido escondidas em caixotes do lixo, revelou o responsável.

Sem comentários: