segunda-feira, 23 de junho de 2008

Filipinas - Tufão já provocou 600 mortos

Subiu para 600 o número de mortos causados pela passagem de um tufão durante o fim-de-semana, nas Filipinas. Aos mortos em terra, juntam-se as centenas de passageiros desaparecidos de um navio que foi apanhado pela tempestade no mar. O navio transportava 862 passageiros, mas apenas 33 pessoas foram encontradas com vida.
O «Princesa das Estrelas» saiu do porto de Manila na sexta-feira para um percurso de 600 quilómetros e foi apanhado pelo tufão «Fengshen» no dia seguinte. A Marinha filipina esperou durante horas que as condições do mar melhorassem para enviar auxílio e já conseguiu enviar mergulhadores que trouxeram notícias pouco animadoras. Os mergulhadores dizem que não há sinais de vida na parte submersa do navio. O passo que se segue nas operações de socorro é fazer um rombo no casco para ver se ainda há sobreviventes.
A empresa proprietária da embarcação fez um comunicado a lamentar a trágica perda de vidas, mas a Presidente das Filipinas, Glória Arroyo, já disse que quer saber como é que o «Princesa das Estrelas» foi autorizado a partir, quando, na sexta-feira, já havia aviso de tempestade.
TVI

Sem comentários: