quinta-feira, 30 de abril de 2009

Peru confirma 1º caso de gripe suína na América do Sul; doença atinge 14 países

Autoridades sanitárias federais já confirmam casos de gripe aviaria em 14 países ao redor do mundo na manhã desta quinta-feira (30). Desde a noite de quarta, casos foram confirmados no Peru, na Suíça e na Holanda.
A epidemia, iniciada no México , matou pelo menos 8 pessoas e contaminou 114, segundo balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), e dá sinais de estar se espalhando pelo mundo.
Perguntas e respostas: Tire suas dúvidas sobre a doença
O caso confirmado no Peru é o primeiro na América do Sul. O ministro peruano da Saúde, Óscar Ugarte, disse que a vítima é uma mulher argentina que mora na Califórnia e, como quase todas as vítimas, esteve recentemente no México.
Na Holanda, a vítima anunciada nesta quinta é uma criança de três anos. Na Suíça, é um jovem que esteve no México e está internado no hospital distrital de Baden, a 25 km de Zurique.
Outros nove países têm casos da gripe, segundo relatos das autoridades locais: Nova Zelândia (16), Canadá (13), Espanha (10), Alemanha (3), Israel (2), Escócia (2), Inglaterra (2), Costa Rica (1) e Áustria (1).
Alerta de pandemia
A doença espalha-se, um dia após a Organização Mundial da Saúde ter elevado o nível de alerta de pandemia de gripe de 4 para 5 (numa escala até 6).
globo.com

Sem comentários: