sexta-feira, 20 de junho de 2008

Afeganistão - Atentado suicida mata soldado da NATO e 6 civis

Um atentado suicida matou esta sexta-feira um soldado da NATO e seis civis, na província de Helmand, no Sul do Afeganistão. O ataque foi reivindicado pelos Talibã e surge um dia depois da ofensiva de tropas governamentais e da NATO junto a Kandahar, que resultou na morte de mais de 50 rebeldes.
Na segunda-feira, rebeldes Talibã tomaram 10 aldeias nesta região. Numa operação de 24 horas, com apoio aéreo, as forças governamentais e da NATO repeliram os fundamentalistas islâmicos e mataram 56 rebeldes.
A operação contou com cerca de 600 militares britânicos e canadianos, vindos expressamente da capital, Cabul. A NATO classifica a operação como um sucesso e o Governo diz que os habitantes podem agora voltar sem receio às aldeias.
É também suposto a operação ter afastado os guerrilheiros Talibã para uma distância suficientemente grande de Kandahar, de forma a impedir ataques directos àquela que é a capital da província e principal cidade do Sul do País. Ataques como o da semana passada, como a operação comando dos Talibã que redundou na fuga em massa da prisão de Kandahar, com uns 400 extremistas a evadirem-se.
A zona de Kandahar estará agora mais segura, mas os riscos para as tropas da NATO continuam bem altos. Na quinta-feira, mais dois soldados da Aliança Atlântica, cujas nacionalidades não foram reveladas, morreram em combate em Helmand.
Já esta sexta-feira, na mesma província, vizinha da de Kandahar, um bombista suicida lançou-se sobre uma coluna militar da NATO e fez-se explodir. O atentado matou outro soldado da NATO, de que também não se sabe a nacionalidade, além do intérprete afegão e mais cinco civis, incluindo três crianças.
A província de Helmand é um dos bastiões Talibã e a principal região produtora de ópio do Afeganistão, por sua vez o maior produtor do Mundo.
TVI

Sem comentários: