quarta-feira, 11 de junho de 2008

Espanha - Operação policial caça islamitas

A polícia espanhola deteve ontem 18 pessoas no âmbito da ‘Operação Submarino’, oito das quais de nacionalidade argelina e suspeitas de ligação à al-Qaeda. A investigação policial continua assim em aberto.
Dois dos alegados terroristas foram detidos em Barcelona, cinco em Castellón e um em Pamplona. Trata-se de um grupo envolvido em operações de financiamento da jihad (guerra santa), apoio logístico, doutrinamento e recrutamento de terroristas destinados à al-Qaeda para o Magrebe Islâmico.
Os dois suspeitos capturados em Barcelona são Sid Ali Taukoucht e Abdelghani Himmouri. Ambos actuavam no bairro de Raval e não estão, ao que tudo indica, relacionados com os detidos na operação contra o terrorismo islâmico que decorreu naquela zona da cidade em Janeiro, que preparavam um atentado bombista.
IRAQUE NA ROTA
Quanto aos presumíveis membros da al-Qaeda detidos em Castellón, são Mohamed Bouacha, Mohamed Souici, Youcef Haddallah, Mourad Ait Kaid e Abdennour Chettah.
Já em Pamplona foi capturado Mustapha Yousfi. O secretário de Estado espanhol da Segurança, Antonio Camacho, declarou que os oito suspeitos islâmicos agora detidos se encarregavam igualmente do "envio de mujaheedines para o Iraque".
As autoridades policiais espanholas investigam ainda uma eventual relação dos outros dez detidos com a rede terrorista liderada por Osama bin Laden.
Nas buscas domiciliárias levadas a cabo no âmbito desta operação antiterrorista foram apreendidos sete mil euros, vários talões de envio de dinheiro para a Argélia, cadernetas de contas bancárias, numerosos CD e cassetes de vídeo, cartões telefónicos e documentação diversa.
Só durante este ano já foram detidos em Espanha 27 alegados terroristas islamitas.
Correio da Manhã

Sem comentários: