quarta-feira, 18 de março de 2009

Seul teme ataque surpresa de Pyongyang para forçar diálogo com EUA

O Ministério da Defesa sul-coreano advertiu hoje para a elevada possibilidade de a Coreia do Norte realizar um ataque surpresa à Coreia do Sul, afirmando crer que Pyongyang lançará um míssil de longo alcance, informou a agência Yonhap.
Num relatório apresentado ao Parlamento, o Ministério da Defesa sul-coreano considera muito provável que a Coreia do Norte realize um ataque surpresa, apesar de limitado, para provocar um conflito interno entre diferentes facções no país vizinho.
A intenção da Coreia do Norte, segundo o texto, seria pressionar o Governo norte-americano para realizar em breve um diálogo bilateral entre Pyongyang e Washington.
Seul considera que este ataque norte-coreano poderia ocorrer na fronteira marítima do Mar Amarelo, através do lançamento de projécteis, ou na zona desmilitarizada situada entre os dois países, através de provocações limitadas.
O alerta sul-coreano surge depois de o regime comunista da Coreia do Norte ter anunciado, na semana passada, o plano para lançar um satélite de comunicações entre 4 e 8 de Abril, alegando o seu direito ao desenvolvimento espacial com fins pacíficos.
Diário Digital

Sem comentários: