sexta-feira, 27 de julho de 2007

Batalhão de Infantaria parte para os Balcãs em Setembro

Militares treinam vários cenários para o Kosovo

Os 290 militares do 2º Batalhão de Infantaria da Brigada de Intervenção que partem em Setembro para o Kosovo mostraram ontem – no exercício final de aprontamento – que estão preparados para enfrentar qualquer situação no teatro de operações.

Em Vouzela, num cenário “o mais aproximado possível аs características do Kosovo”, os 260 homens e as 29 mulheres que vão integrar a missão ‘Pristina 072’ simularam situações nas quais podem ter de intervir. Até Março de 2008 os militares portugueses vão estar а disposição do comandante da Kosovo Force (KFOR), da NATO.


O balanço do exercício de “validação e certificação” do treino, iniciado há quatro meses, é “bastante positivo”, segundo o tenente-coronel João Magalhães, que comanda a missão. “O estado de espírito é bom, a moral é elevada e todos estão confiantes das suas tarefas e do seu contributo”, afirma o militar, não esquecendo “o risco inerente а condição militar”.
“No Kosovo a situação é calma, mas volátil, e a estabilidade pode degradar-se a qualquer momento”, refere João Magalhães, afirmando que o batalhão “recebeu uma boa preparação” e está apto para neutralizar “ameaças а segurança e estabilidade”. Os primeiros militares partem entre 12 e 14 de Setembro. Os restantes entre os dias 23 e 25.
In: Correio da Manhã

Sem comentários: