sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Hélder Rodrigues livre de perigo

Foto: Idário Araújo/VIP Comm

Tendo conquistado o terceiro lugar da geral, e liderado a classe Produção logo desde a primeira etapa, o piloto Lagos Team/Caixa Geral de Depósitos Hélder Rodrigues, estava a realizar uma excelente prova, quando a três etapas do final sofreu um grave acidente, que obrigou a sua evacuação de helicóptero.
O acidente ocorreu na 8ª etapa quando o piloto português atravessava um rio seco, mais precisamente ao quilómetro 155 da especial disputada entre as localidades da Bahía Inglesa e Antofagasta quando o piloto rodava a mais de 160 quilómetros de velocidade. Devido à queda aparatosa o piloto foi evacuado de helicóptero, inicialmente para a unidade de saúde mais próxima, onde recebeu os primeiros cuidados, e posteriormente transferido para a clínica onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica, ficando fora de perigo mas com prognóstico reservado.
Segundo o dário chileno "El Mercurio.com" o primeiro piloto a chegar ao local do acidente foi o espanhol Jordi Villadoms, que assistiu o piloto português que se econtrava sem reacção e com uma extensa hemorragia na zona do abdómen. O piloto português perdeu muito sangue e o helicóptero só chegou 40 minutos após o acidente.
Depois de transportado para a clínica mais próxima os meios mostraram-se insuficientes e Rodrigues só foi operado quatro horas mais tarde, mas já em situação muito crítica, na Clínica Portada de Antofagasta.
O médico Victor Litardo concluíu no primeiro diagnóstico que Rodrigues tinha uma enorme hemorragia na zona abdominal onde existiam mais de 2,5 litros de sangue que o impediam de respirar, o que levou à introdução da respiração assistida tendo sido induzido em coma, sendo ainda submetido a uma intervenção cirúrgica onde lhe foi removido o baço. Foram ainda detectadas as fracturas de duas costelas e uma hemorragia pulmonar.
Hélder Rodrigues, este ano estava a participar em algumas provas da Taça do Mundo, com o objectivo de preparar o melhor possível a próxima edição no Rally Euromilhões Lisboa Dakar, tendo participado nesta prova já com a nova KTM 660 Rally.
A responsável da equipa, Joana Lemos falou sobre o resultado positivo da operação: “Tínhamos no terreno o nosso assistente que acompanhou o piloto até ser evacuado para a Clínica La Portada, onde os médicos oficiais da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) acompanharam a intervenção e nos informaram sempre que possível o evoluir da situação. O Hélder estava a andar ao mais alto nível, liderando a Produção e já tinha alcançado um meritório terceiro lugar da classificação geral. Felizmente, reagiu bem aos cuidados médicos, mas vamos ter de esperar pela evolução do seu estado físico.”
Hélder Rodrigues é considerado um dos melhores pilotos Mundiais de Todo-o-Terreno, e conta com um palmarés invejável, onde a quinta posição da geral no último Rally Lisboa Dakar, foi um resultado que entrou para a história do motociclismo lusitano.
In: Motociclismo.pt

Sem comentários: