sexta-feira, 12 de setembro de 2008

África do Sul a «ferro e fogo» no dia da decisão sobre Zuma

As atenções da nação sul-africana convergem esta sexta-feira sobre a cidade de Pietermaritzburg, onde o tribunal deverá anunciar se o presidente do Congresso Nacional Africano (ANC) será ou não julgado por corrupção, fraude, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Sob fortíssimas medidas de segurança, o tribunal, pela voz do juiz Chris Nicholson, decidirá em grande medida o futuro político de Jacob Zuma, uma das figuras mais polémicas da África do Sul e que arrasta multidões com elevado potencial de violência.
Zuma, que foi acusado de crimes semelhantes em 2005 mas salvo por uma decisão judicial que mandou arquivar o processo por insuficiência de provas, pede agora ao tribunal que volte a fazer o mesmo, com base no argumento de que lhe foi negado o direito de responder à segunda acusação, formulada em Dezembro do ano passado, logo após a sua eleição para a presidência do partido no poder.
Se o juiz der razão ao tecnicismo legal invocado pela sua vasta equipa de advogados de defesa, poderá abrir caminho à candidatura de Zuma à chefia do Estado e do governo nas próximas eleições gerais, a terem lugar em 2009.
CONTINUA ...
http://diariodigital.sapo.pt/

Sem comentários: