sábado, 14 de julho de 2007

Açores seguem "Ariane 5"


A estação de rastreio de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA) ainda vai a tempo de acompanhar o lançamento do foguetão "Ariane 5", no início do próximo ano. A estação na ilha de Santa Maria, nos Açores, entrará em funcionamento em Outubro.


A ilha de Santa Maria foi considerada a melhor localização para acolher a estação da ESA no Atlântico e cobrir todo o percurso do foguetão "Ariane 5", que será lançado em Kourou, na Guiana Francesa até à acoplagem na Estação Espacial Internacional (ISS).
Esta é uma das doze estações da ESA, distribuídas por todo o mundo, que vão monitorizar o lançamento do "Ariane 5". Esta estação poderá acompanhar também outros lançamentos e receber e enviar dados.



Com uma antena de 5,5 metros de diâmetro e equipamentos de ponta repartidos por três pré-fabricados, a estação de rastreio dos Açores representa um investimento de um milhão de euros por parte do Governo Regional.
O presidente do Governo açoriano, Carlos César, afirmou ontem, em declarações à agência Lusa, que este investimento pode ajudar a desenvolver outros projectos, assim como a monitorização marítima ou um centro tecnológico ao qual se poderão associar outras actividades.


Criada em 1975, a ESA, com sede em Paris e 17 estados- -membros, tem cerca de dois mil trabalhadores altamente qualificados.

Sem comentários: