sábado, 14 de julho de 2007

Coreia do Norte: Pyongyang informou EUA que encerrou reactor nuclear de Yongbyon

A Coreia do Norte procedeu hoje ao encerramento do seu reactor nuclear de Yongbyon, anunciou o Departamento de Estado norte-americano em Washington.


Dez inspectores da AIEA chegaram hoje a Pyongyang para supervisionar o desmantelamento do programa nuclear da Coreia do Norte.
A maioria destes técnicos de AIEA permanecerão no país durante duas ou três semanas para iniciar as inspecções e preparar o equipamento necessário para controlar a desnuclearização, ficando dois deles ali em permanência.


A aceitação destes técnicos para supervisionarem localmente o processo de desnuclearização faz parte do compromisso assumido pelas autoridades norte-coreanas durante as conversações a seis, realizadas em Pequim a 13 de Fevereiro passado.
Nessa reunião, em que participaram as duas Coreias, os Estados Unidos, o Japão, a China e a Rússia, o regime de Kim Jong Il decidiu pôr termo ao seu programa nuclear em troca de ajuda internacional em matéria de energia.
Na fase inicial para o desmantelamento das suas instalações, Pyongyang aceitou encerrar o seu reactor nuclear de Yongbyon e permitir a entrada dos inspectores da AIEA se lhe for fornecido gratuitamente 50.000 toneladas de petróleo.


O primeiro envio de combustível, de 6.200 toneladas, chegou também hoje à Coreia do Norte com proveniência da Coreia do Sul, que se comprometeu a entregar posteriormente as restantes 43.800 toneladas relativas a esta fase do processo.
Os Estados Unidos, o Japão, a China e a Rússia vão encarregar-se de um envio total de 950.000 toneladas de combustível após estar concluído o desmantelamento do programa nuclear norte-coreano.
EL/JMS. In: Expresso.clix.pt

Sem comentários: