sábado, 15 de março de 2008

Iraque/5 anos depois: Violência está ao mesmo nível

Cinco anos após a invasão do Iraque, a violência regressou aos níveis do primeiro ano de conflito, com quase metade dos incidentes registados nos «anos negros» de 2006 e 2007, mas uma média diária de mais de 20 mortos.
No passado mês de Fevereiro, morreram 674 iraquianos e 29 norte-americanos, segundo dados coligidos pelos sites Iraq Coalition Casualty Count - a partir de informações do Departamento de Defesa dos EUA e, no caso dos iraquianos, de notícias - e Iraq Body Count, exclusivamente sobre mortes iraquianas.
Apesar de ligeiramente superiores aos registados nos três meses anteriores, os números de Fevereiro confirmam a tendência de diminuição do número de mortos que se verifica há seis meses, desde que, de Agosto para Setembro do ano passado, desceu para quase metade, de 1.758 para 913.
Os progressos neste campo são significativos quando comparados com o nível de violência que marcou o período entre Janeiro de 2006 e Agosto de 2007, quando «explodiu» a violência inter-étnica e se registava o triplo das mortes: em média, 60 por dia.
CONTINUA ...
In Diário digital

Sem comentários: