quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Iémen - 16 mortos em atentado contra Embaixada dos EUA

Pelo menos 16 pessoas morreram, esta quarta-feira, na explosão de um carro-bomba junto à Embaixada dos Estados Unidos, em Sanna, capital do Iémen. Entre as vítimas estão seis elementos das forças de segurança, seis atacantes e seis civis. O ataque provocou também um número indeterminado de feridos. A identidade e nacionalidade das pessoas que ficaram feridas não são, por enquanto, conhecidas. Nenhum funcionário diplomático foi atingido.
Testemunhas afirmam que o carro-bomba procurou forçar a passagem num posto de controlo, a cerca de 100 metros da embaixada, no bairro de Sheraton. Depois da primeira explosão, ocorreu uma segunda e logo a seguir uma troca de tiros entre os atacantes e as forças que montavam segurança à embaixada. A zona foi isolada de imediato pelas forças governamentais.
A Jihad Islâmica local, um grupo islamista próximo da al Qaeda, já reivindicou o ataque. Em comunicado, o grupo radical ameaçou também levar a cabo ataques contra as missões diplomáticas da Grã-Bretanha, Arábia Saudita e Emirados Estados Unidos.
O Iémen, onde Bin Laden tem fortes ligações familiares, sofreu vários ataques da al Qaeda este ano. Apesar dos esforços conjuntos do Governo iemenita e dos Estados Unidos, a al Qaeda continua a ter uma forte presença na região.
Em Abril, após um outro atentado, os Estados Unidos ordenaram a saída do país de todo o pessoal diplomático não essencial ao funcionamento da embaixada.
TVI

Sem comentários: