terça-feira, 16 de setembro de 2008

Pirataria: Militares franceses libertam casal sequestrado no Golfo de Aden a 2 de Setembro

Os dois franceses que tinham sido sequestrados no dia 2 de Setembro por piratas somalis no Golfo de Aden foram libertados ilesos na noite de segunda-feira por militares franceses, anunciou hoje o Eliseu.
Um dos piratas foi morto e outros seis foram capturados na operação militar lançada por ordem do Presidente Nicolas Sarkozy, indica o comunicado da Presidência da República francesa.
Sarkozy alegrou-se com o êxito da operação e felicitou os militares que a levaram a cabo, acrescenta a nota.
A 2 de Setembro, piratas somalis tinham sequestrado o veleiro "Caré d`As", onde velejavam Yves Delanne e a mulher, Bernardette, tendo-os levado para uma localidade costeira na região de Puntland, no Norte da Somália.
Os piratas exigiam um resgate milionário e a libertação de seis somalis presos em França após a sua captura na operação de resgate de 30 tripulantes do veleiro "Ponant", sequestrado igualmente na zona, em Abril.
A intervenção militar que libertou na noite de segunda-feira os dois navegadores, residentes no Taiti, ocorreu dois dias depois de um grupo de piratas ter tentado apoderar-se de um atuneiro francês ao largo das Seychelles.
http://ww1.rtp.pt/homepage/

Sem comentários: