sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Exercício Orion 2009

O maior exercício anual do Exército português entra hoje na sua fase de empenhamento máximo. Vão estar mobilizados 2300 militares numa guerra civil fictícia.
Este ano o exercício vai ser comandado a partir de um centro de operações renovado e modernizado, montado no Comando Operacional do Exército, em Oeiras.
O Orion 2009 culmina um ciclo de treino operacional que visa integrar as várias capacidades das unidades do Exército.
O país fictício “Condugal” vai ser o cenário operacional do maior exercício anual deste ramo das Forças Armadas, explica o Tenente Coronel Hélder Perdigão.
O objectivo passa por recriar cenários como aqueles que, muitas vezes, as missões internacionais de apoio à paz em que estão envolvidas tropas portuguesas enfrentam.
O porta-voz do Exército explica ainda que o Orion vai decorrer em três pontos fundamentais do país: Santa Margarida, Tancos e Figueira da Foz e é neste último que vai ter maior visibilidade.
A resposta à actividade hostil, incluindo acções terroristas, no cenário de guerra fictício será assegurada também por meios militares de Espanha e de Itália, bem como por equipamentos da Força Aérea.
(RR)

Sem comentários: