quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Filho de fundador do Hamas era informador de Israel

Mosab Hassan Yousef, filho de um dos fundadores do movimento islâmico palestiniano Hamas, trabalhou por anos como informador do Shin Bet, o serviço de segurança interna de Israel, informa esta quarta-feira o jornal Haaretz.
A denúncia surge numa altura de tensão causada pelo assassínio, no Dubai, de um dos fundadores do braço armado do Hamas Mahmoud Al Mabhouh. A polícia de Dubai diz ter a certeza de que a morte foi trabalho do serviço secreto israelita, o Mossad. Israel, contudo, mantém silêncio sobre o caso.
Segundo o Haaretz, Mosab, 32, filho de Sheikh Hassan Yousef, fundador do Hamas e um dos seus líderes na Cisjordânia, ajudou o Shin Bet a prender activistas e a impedir dezenas de atentados contra Israel durante a segunda Intifada palestiniana.
Yousef era considerado a mais confiável fonte do Shin Bet no alto escalão do Hamas e ganhou o nome de código de «príncipe verde» - verde pela cor da bandeira do Hamas e príncipe por ser filho de um dos fundadores do grupo.
O seu primeiro contacto com o Shin Bet foi em 1996, quando agentes o prenderam em busca de um informador no alto escalão do grupo. No ano seguinte, foi libertado como fonte de informações para os agentes.
In:Diariodigital

Sem comentários: