sábado, 8 de março de 2008

Afeganistão: Milhares protestam contra "insultos ao Islão"

Milhares de afegãos manifestaram-se hoje em Herat (oeste) contra a Dinamarca e a Holanda por alegados insultos ao Islão, na sequência da divulgação de um filme de um deputado da extrema-direita holandesa e da republicação das caricaturas de Maomé.
Os manifestantes desfilaram pelas ruas de Herat até ao principal estádio desportivo da cidade, onde se concentraram gritando palavras de ordem contra aqueles dois países, que têm ambos militares integrados na força da NATO no Afeganistão, a ISAF.
Segundo um porta-voz da polícia, Noor Kahn Nekzad, cerca de 10.000 pessoas participaram na manifestação, mas segundo jornalistas estrangeiros no local os manifestantes rondavam os 5.000.
"Morte à Dinamarca por insultar o nosso profeta", "Morte à Holanda por insultar a nossa religião" e "Morte à América" foram as palavras de ordem gritadas pelos manifestantes.
A difamação do profeta ou do Corão, que para muitos muçulmanos pode ser apenas a representação física de Maomé, é considerada crime no Afeganistão e punível com a pena de morte.
In:rtp.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

APOIO TOTALMENTE O COMBATE AOS INSULTOS AO ISLAM VIVA O ORIENTE MEDIO POVO DE CARATER E BOAS COMVIQUIÇOES QUEMEM A EUROPA E EXPLODAO TODOS OS PRADIOS DA AMERICA MATEM JUDEUS PELO MUNDO COMO FORMA DE PROTESTO PELA CRIANÇAS PALESTINA MORTAS NAQUELA CARNIFICINA QUE VIVA 200 ANOS OZAMA BIMLADEN POIS ELE FEZ O QUE O MUNDO INTEIRO DESEJAVA FAZER QUE ALA O RECEBA DE BRAÇOS ABERTO POIS ELE MERECEU O CEUS E A TERRA SALAN