sexta-feira, 7 de março de 2008

Egipto constrói muro cimento na fronteira com Faixa de Gaza

O Egipto começou a construir um muro de cimento ao longo dos 12 quilómetros de fronteira com a Faixa de Gaza, numa medida preventiva para evitar novas tentativas dos palestinos de derrubar a fronteira, noticiou hoje a imprensa egípcia.
O novo muro, de três metros de altura, terá torres de vigilância para controlar qualquer movimento nos dois lados da fronteira e evitar um êxodo como o que aconteceu em Janeiro, quando centenas de milhares de palestinianos atravessaram durante duas semanas a passagem de Rafah, após terem feito explodir a cerca fronteiriça.
Até agora, estão prontos três quilómetros do muro e continua a construção dos outros nove quilómetros, adianta o jornal independente Al-Masri al-Youm.
O muro substituirá a cerca que existia até à data e cujas partes terão sido derrubadas por milicianos do Hamas.
«O novo muro resistirá às tentativas de entrar pela fronteira egípcia. Faz parte de uma série de medidas para defender a segurança nacional do Egipto e para abortar qualquer tentativa de entrar ilegalmente no nosso território», disse ao jornal um oficial da Polícia de Fronteiras, que falou sob anonimato.

Sem comentários: