quarta-feira, 9 de julho de 2008

Arma de electrochoque Taser

Uma arma de electrochoque, também conhecida pelo nome Taser, é uma arma não-letal que descarrega energia eléctrica (armazenada em forma de bateria) em um organismo vivo com o propósito de paralisar o corpo. Nesse meio tempo, o autor do disparo pode dominar o alvo.
Existem 2 tipos de Taser:
Taser De contacto Tem o formato semelhante ao de um telemóvel, e funciona com 2 baterias de 9v. Seu funcionamento é simples,tem o corpo de plástico e possui em uma da extremidades, de 6 a 10 pinos metálicos, agrupado em pares, onde é descarregada a corrente eléctrica. Em um dos lados possui um gatilho, onde é efectuado o disparo. Também possui uma chave, onde a arma pode ser ligada, desligada ou colocada em "Stand-by". O resultado na vitima, depende da região atingida, podendo ser desde dormência na área atingida até desmaio.
Air-Taser ou Taser de IEM Tem o formato semelhante a uma pistola (como o da imagem) e funciona pelo principio de IEM (Interrupção Elétrica Intra-Muscular). Esse modelo possui 2 elétrodos, ligados a 2 fios de cobre que podem ter 4, 6, 8 metros. Ao disparar, ela lança os 2 elétrodos, que ao atingir a vitima, da uma descarga eléctrica por 5 segundos imobilizando o alvo. Após esse tempo, se mantendo pressionado o gatilho, da uma descarga a cada 1,5 segundo. Após o disparo, os elétrodos e os fios são descartados, sendo trocado para o próximo disparo. Pode ser acoplado lanterna táctica e mira a laser, para evitar erros acidentais. Esse modelo, diferente do de contacto, imobiliza a vitima, dependendo da resistência a eletricidade do alvo e da área atingida, pois devido a descarga ser intra-muscular, age directo no SNC (Sistema Nervoso Central), fazendo com que o alvo fique em posição fetal. Alguns modelos, utilizam uma bateria descartável, que da 120 disparos. Outros, utilizam uma bateria auxiliar recarregável, que o operador leva preso a cintura em uma bolsa. O seu uso é restrito a forças policiais, sendo proibido a compra, uso ou porte por civis.
In Wikipédia

Sem comentários: