quinta-feira, 10 de julho de 2008

Novo lançamento de mísseis iranianos

O exército iraniano efectuou hoje novos ensaios de lançamento de mísseis no Golfo Pérsico, informou a televisão estatal iraniana, no terceiro dia de exercícios militares, que fizeram subir a tensão entre Teerão e os países ocidentais.
"No terceiro dia de manobras do 'Grande Profeta' no Golfo pérsico, os acontecimentos mais importantes foram os lançamentos de mísseis terra-mar e terra-terra, bem como mísseis mar-terra", indicou o site da Internet da televisão iraniana. Durante os exercícios, as forças armadas também lançaram o torpedo Hoot (baleia, em persa), testado em Abril de 2006, e que foi então descrito como uma arma extremamente rápida com capacidade para atingir submarinos inimigos.

República Islâmica do Irão

O Irão tem uma população constituída por 98,8% de muçulmanos xiitas, mas também existem comunidades minoritárias, incluídas a judia - cerca de 20 mil pessoas -, cristãos arménios e caldeus. O país é governado pelo Presidente eleito por sufrágio para um período de quatro anos - mas este só pode apresentar-se a dois mandatos - e um Parlamento, o Majlis, com 290 assentos. O actual Presidente da República é Mahmud Ahmadineyad, eleito a 24 de Junho de 2005, sendo o sexto Presidente do Irão desde a Revolução Islâmica. Os poderes Executivo, Legislativo e Judicial estão sujeitos à autoridade do líder religioso islâmico, o Guia da Revolução, nomeado pela Assembleia de Peritos (86 membros eleitos por sufrágio universal). O Guia Espiritual da Revolução é, desde Fevereiro de 1989 o ayatollah Ali Khamenei. O Conselho de Guardiães da Constituição, com 12 membros, vela para que as leis não violem a Magna Carta (aprovada em 1979) nem os princípios islâmicos. Os principais partidos políticos são da corrente religiosa moderada - "Servidores da Construção", "Grupo-6" e a radical Associação de Clérigos Combatentes. O principal grupo da oposição liberal, Movimento de Libertação do Irão (MLI) é ilegal, mas tolerado.

Sem comentários: