quarta-feira, 9 de julho de 2008

EUA condenam ensaio de lançamento de míssil pelo Irão

Os Estados Unidos condenaram hoje o ensaio de lançamento de um míssil quarta-feira pelo Irão e frisaram que a produção iraniana de mísseis balísticos constitui uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
«A produção de mísseis balísticos pelo Irão constitui uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e é totalmente incompatível com as obrigações do Irão» para com a comunidade internacional, declarou o porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, à margem da cimeira do G8 em Toyako, no norte do Japão.
«Os iranianos devem suspender imediatamente o desenvolvimento de mísseis balísticos, que podem ser utilizados como vector militar para uma eventual arma nuclear», acrescentou o porta-voz.
O Irão anunciou quarta-feira ter feito um ensaio de lançamento de um míssil Sahab 3, cujo alcance, de 2.000 quilómetros, é suficiente para atingir Israel.
O ensaio, que incluiu o lançamento de vários outros mísseis, ocorre num contexto de tensão crescente com os países ocidentais em torno do conflito sobre a natureza do programa nuclear iraniano.
CONTINUA ...
Diário Digital

Sem comentários: