segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Cisjordânia - Exército israelita realiza operação militar em Belém

Exército israelita realizou, este domingo, uma operação militar em Belém. Sem adiantar pormenores, as autoridades de Israel dizem que esta operação faz parte de uma campanha de paz e ordem. Já na cidade de Acre, no Norte de Israel, a noite foi de grande violência entre árabes e judeus.
Na mais pacífica das terras da Cisjordânia uma casa é cercada pelos militares das forças de defesa de Israel. Os israelitas dizem apenas e só que tudo faz parte de uma campanha para manter a paz e a ordem.
Há tiros e explosões e também homens revistados pelos militares e casas demolidas. Durante várias horas os telhados e as ruas de Belém foram percorridos por militares armados.
Na cidade de Acre, Israel, a história também é de violência e também não tem uma explicação clara. Pela quarta noite consecutiva a violência abateu-se nesta região no norte do País conhecida por deixar israelitas e árabes conviverem de forma normal.
Há quatro dias em plena celebração do Yom Kippur começaram sem aviso os confrontos entre judeus e árabes. Doze pessoas foram já detidas depois da destruição pelo fogo de casas de ambos os lados. Dois lados que até agora não existiam.
«Houve sempre co-habitação no Acre, houve cooperação com os árabes. Nunca houve um clima como este dos últimos dias. Mas acho que tudo se vai resolver, isto é só a raiva de algumas pessoas extremistas.», disse um habitante.
Este domingo, o Governo israelita reunido em Jerusalém disse que não vai tolerar mais uma noite de violência, seja ela de que lado for.
TVI

Sem comentários: