quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Combates com rebeldes na Turquia

Pelo menos cinco soldados turcos e cinco rebeldes separatistas curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) morreram em resultado de combates registados ontem em diferentes zonas do sudeste da Turquia, anunciou esta quinta-feira o Estado-Maior das Forças Armadas turcas.
De acordo com a informação difundida pelas autoridades militares, quatro soldados, membros de uma força de comandos, morreram em confrontos com membros do PKK na localidade de Kavakli, na província de Hakkari, que faz fronteira com o Iraque e com o Irão.
Um outro soldado perdeu a vida e 15 ficaram ligeiramente feridos, incluindo um general, quando um helicóptero que transportava reforços militares para a zona dos confrontos se despenhou acidentalmente. Cinco rebeldes curdos foram abatidos pelas forças de segurança turcas em Semdinli e Sirnak, próximo da fronteira iraquiana.
Considerado uma organização terrorista pela Turquia, União Europeia e EUA, o PKK trava desde 1984 uma luta armada pela autonomia do sudeste da Turquia, onde os habitantes são maioritariamente curdos. Segundo dados oficiais, o conflito já provocou cerca de 44 mil mortos.
http://www.correiomanha.pt/

Sem comentários: