sábado, 5 de julho de 2008

Afeganistão: Ataques aéreos fazem 22 mortos

Militares norte-americanos disseram na sexta-feira que raides com helicópteros atingiram dois veículos com rebeldes no Leste do Afeganistão, mas o governador da província afirma que os 22 mortos eram civis, entre eles uma mulher e uma criança.
Um porta-voz da coligação militar liderada pelos EUA disse na sexta-feira que os ataques aéreos na província de Nuristan tinham atingido militantes rebeldes que antes haviam atacado com morteiros uma base norte-americana.
Os helicópteros localizaram as posições de fogo dos rebeldes, perseguindo-os e destruindo os veículos em que seguiam, disse o primeiro-tenente Nathan Perry.
"Eram combatentes. Eram as pessoas que tinham estado a disparar contra nós", afirmou Perry. "Não temos registos de ferimentos em não combatentes."
Perry não indicou o número de baixas nos veículos.
O governador Tamin Nuristani declarou, contudo, que 22 civis tinham sido mortos em Waygal, distrito da província de Nuristan. "Esta tarde (sexta-feira), dois veículos civis foram atingidos por ataques aéreos", disse Nuristani ao telefone.
Entre os mortos contava-se uma mulher e uma criança. Os corpos dos 22 mortos foram levados para um hospital provincial, disse Nuristani. Sete outras pessoas ficaram feridas.
"Na noite passada, a oposição tinha lançado rockets contra a base (dos EUA) e hoje aconteceu este incidente", declarou Nuristani, falando de Cabul.
A base militar norte-americano está a cerca de dez quilómetros do local onde ocorreram os ataques aéreos.

Sem comentários: