sábado, 5 de julho de 2008

Super-espião em coma suspeito

O chefe máximo dos serviços de informações britânicos, Alex Allan, está desde segunda-feira entre a vida e a morte num hospital londrino vítima de uma doença ainda não identificada pelos médicos. Apesar de a Scotland Yard garantir que o caso não tem nada de suspeito, a imprensa britânica fala com insistência na possibilidade de envenenamento, trazendo à memória o célebre caso Litvinenko.
Allan, de 56 anos, foi encontrado inconsciente em casa, na zona oeste de Londres, dias depois de se ter queixado de uma indisposição de origem não identificada. Foi levado de urgência para o hospital, onde chegou em coma, da qual ainda não acordou.
Intrigados com a gravidade do seu estado clínico e face à ausência de uma explicação plausível para o coma, os médicos ordenaram a realização de testes toxicológicos para despistar a possível existência de substâncias nocivas no seu organismo. Os resultados não foram divulgados.
A agravar as suspeitas está, segundo o jornal ‘The Sun’, o facto de o chefe da Scotland Yard, Ian Blair, ter imposto um manto de silêncio em redor do caso, só quebrado ontem por vários jornais, que avançaram a possibilidade de o super-espião ter sido envenenado. De acordo com um especialista de segurança ouvido pelo ‘Daily Mail’, a confirmar-se a tese de envenenamento as suspeitas recairão naturalmente sobre a Rússia, em virtude do caso Litvinenko, ou, em menor grau, sobre a al-Qaeda.
RÚSSIA É A 3.ª MAIOR AMEAÇA
O misterioso coma do supervisor dos serviços de informações britânicos coincide, curiosamente, com a publicação de um relatório dos seus serviços que identifica a Rússia como a terceira maior ameaça à segurança do Reino Unido após a al-Qaeda e o programa nuclear iraniano. Segundo o relatório, ao qual o jornal ‘Times’ teve acesso, agentes dos três principais serviços de espionagem russos ‘invadiram’ nos últimos anos o Reino Unido, levando a cabo missões de espionagem militar e industrial. Recorde-se que as relações entre Londres e Moscovo se deterioram no final de 2006 devido ao envenenamento na capital britânica do antigo espião russo Alexander Litvinenko, pelo qual a Scotland Yard responsabilizou agentes russos.
SAIBA MAIS
CHEFE DE MI5, MI6 E GCHQ
Alex Allan é o chefe do Comité de Informações Conjunto, que supervisiona o trabalho dos três principais serviços de informações britânicos: MI5, MI6 e GCHQ. É ele quem informa o primeiro-ministro sobre as principais ameaças contra o país.

Sem comentários: